Carlos Felipe – Uece: 40 anos trabalhando pelo Ceará

Por *Carlos Felipe

Há quatro décadas, o magnífico reitor Antônio Martins Filho realizava mais um sonho: criar uma universidade de caráter estadual com cursos orientados para o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste como um todo. Nascia a Universidade Estadual do Ceará – Uece, a partir da fusão de unidades de ensino superior já em atividade na época em Fortaleza – Escola de Administração, Faculdade de Veterinária, Escola de Serviço Social e a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula – e no interior – Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte.

A interiorização do ensino superior era uma das prioridades e logo a Uece se tornou pioneira na criação dos campi avançados, descentralizando a formação acadêmica no Estado, proporcionando acesso para estudantes do interior, sem precisar migrar para a capital e outros centros. Hoje, além da pioneira Limoeiro do Norte, se integram as cidades de Iguatu, Quixadá, Itapipoca, Tauá e na minha Crateús natal. Ao longo dessas quatro décadas de história, alguns campi conquistaram sua autonomia, se transformando em novas instituições de ensino, como as prestigiosas Universidade Regional do Cariri – Urca e Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Atualmente nossa querida ‘Estadual’ é uma instituição que dá orgulho aos cearenses, estando entre as instituições acadêmicas mais importantes do Brasil – é a 39ª universidade no último ranking do jornal Folha de São Paulo, com cursos estando entre os mais bem avaliados do país, a ponto de atrairmos estudantes de todo o Brasil.

Destaco o curso de Medicina que é hoje o 17º melhor do país, para ficar estrito a seara de meu domínio. Pessoalmente já constatei a qualidade dos estudantes e profissionais ali formados, ao ter a honra de participar de bancas avaliadoras para seleção de residentes para o Instituto do Câncer do Ceará – ICC, onde atuei, e para os hospitais estaduais. Também já tive a oportunidade de ministrar aulas e palestras para o corpo discente da Medicina da Uece, que me revelaram vocações que honram a tradição ética e moral de Hipócrates. Outros cursos são igualmente bem avaliados entre os 67 ofertados pela Uece.

O Ceará celebra neste 2015 os 40 anos deste projeto vitorioso, que hoje tem à frente o magnífico reitor, professor Jackson Sampaio, e seu vice-reitor, professor Hildebrando Soares, que, assim como outros grandes homens que passaram pelo cargo, honram a memória de seu fundador e primeiro reitor Martins Filho.


*Carlos Felipe é deputado estadual (PCdoB) e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Fonte: O Povo


Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.