Bancada do PCdoB na AL tem presença na ‘Mesa’ e em 10 comissões

Com a conclusão do processo de composição da 18ª Legislatura (2015-2019) na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), a bancada do PCdoB ficou bem posicionada, entre os partidos com representação na Casa. Das 17 comissões definidas – entre permanentes e temporárias – os comunistas estão presentes em pelo menos 10, como titulares ou suplentes, além de possuírem uma vaga na Mesa Diretora.

A bancada é composta pelos deputados Fabrício Falcão, Zó e Bobô. Na Mesa Diretora, está Fabrício Falcão, como 3º secretário, eleito para a chapa que tem Marcelo Nilo (PDT) presidente. Zó e Bobô são presidentes de comissões de ‘Assuntos Territoriais e Emancipação’ e ‘Desporto, Paradesporto e Lazer’, respectivamente. [Abaixo, a lista de comissões integradas pelos deputados do PCdoB]

O presidente estadual do partido, Daniel Almeida, elogiou a seriedade da atuação dos parlamentares, neste novo período, e afirmou que a conquista do significativo espaço se deve à capacidade política de cada um. Para ele, apesar de atuarem em áreas distintas, os deputados seguem os mesmos princípios, como “uma bancada comprometida com a linha e a política do partido e que começa esse mandato de forma destacada”.

Segundo o deputado Zó, a sintonia entre a bancada só é possível pelo acompanhamento que o partido faz dos três mandatos. “Somos acompanhados em todas as pautas, desde a esfera municipal. Temos sempre reuniões para elaborar um posicionamento em nome do PCdoB. Acompanhamos, filtramos e elaboramos o nosso ponto de vista e este é sempre em busca de melhorias”.

Presidir uma comissão e integrar outras quatro já no primeiro mandato não é algo que assusta Zó, que veio da região Norte da Bahia. O parlamentar explica que tem estudado bastante para, junto com a bancada, dar mais celeridade e um diferencial ao trabalho. “Busco sempre mais informações, conhecimento e embasamento para me posicionar nas discussões”.

Uma das primeiras ações em conjunto dos comunistas na Assembleia foi a promoção de uma audiência pública sobre a Reforma Política, com a presença dos deputados federais que discutem o tema no Congresso. “Eu queria valorizar esse início de mandato e o papel da nossa bancada. A audiência pública gerou uma grande repercussão na Assembleia e na sociedade”, afirmou Daniel Almeida.

Presença do PCdoB nas comissões:

Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer – Bobô é presidente
Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação – Zó é presidente
Comissão de Finanças, Orçamento,Fiscalização e Controle – Bobô é titular
Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos – Zó é titular
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar – Bobô é titular
Comissão de Infra- Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo – Bobô é titular
Comissão de Agricultura e Política Rural – Zó é suplente
Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho – Bobô é suplente
Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público – Zó é suplente
Comissão Especial de Desenvolvimento Regional – Zó é titular é Bobô suplente

De Salvador,
Erikson Walla