PCdoB aprova em conferência possíveis candidatos às eleições de 2016

Um diagnóstico de problemas da cidade de Manaus foi apresentado na I Conferência Municipal Extraordinária do PCdoB

 (Manaus) Com o tema “Manaus: crise urbana, luta política e projeto eleitoral do PCdoB para 2016”, o PCdoB, abre o ano de 2015 em debate do seu projeto político. O objetivo da conferência foi apresentar um diagnóstico dos problemas do município de Manaus, bem como uma plataforma de soluções para estes problemas.

Na I Conferência Municipal Extraordinária do partido, realizada hoje, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, anunciou que para as eleições de 2016, o PCdoB lançará chapa própria, tanto de candidatos a vereadores, como à chapa majoritária. Estratégia que já vem sendo adotada, na chapa de deputados estaduais.

Para a Prefeitura de Manaus, o partido tem firme disposição de disputar a eleição majoritária com candidato próprio a prefeito de Manaus. Para isto, a conferência iniciou um debate com sete nomes, uns de um quadro mais clássico do partido – da senadora, Vanessa Grazziotin; da deputada estadual, Alessandra Campelo; do presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra; e da ex-vereadora, Lucia Antony.

E outro quadro, denominado de ‘renovação radical’, composto por três nomes indicados à composição da chapa: o vice-presidente estadual do PCdoB, Edilon Queiroz; o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Josildo Oliveira; e o diretor da UNE, Yann Evanovick.

Os nomes estarão em discussão até o final de 2015, quando acontecerão as Conferências Municipais e Estaduais, que irão referendar apenas um nome à chapa majoritária do partido, nas eleições de 2016.

Renovação Radical

“Mudança radical, sim”, diz Eron Bezerra. “Esta é uma proposta do partido ao pensar os nomes de Edilon Queiroz, Josildo Oliveira e Yann Evanovick”, afirma. Os três possíveis candidatos representam uma proposta de renovação em todos os aspectos do sentido do termo governança.

Para Eron Bezerra, este é o quadro que está se formando para assumir, não só os destinos do partido, mas os destinos da cidade de Manaus e do estado do Amazonas. “Todos três são representantes legítimos do movimento popular, dois da área operária, proletários com longa experiência de ativismo, e um líder estudantil, ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)”.

Edilon Queiroz já foi presidente da CUT, do Sindicato dos Metalúrgicos, da Federação Nacional de Metalúrgicos, é atualmente membro da direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, vice-presidente estadual do PCdoB e membro do Comitê Central do PCdoB. Para Eron, “é um militante provado na luta popular”.

Josildo Oliveira é, também, proletário e líder de uma das maiores categorias estratégicas de transporte deste país, que é o transporte rodoviário. “O Josildo é uma pessoa que tem uma grande liderança, uma grande capacidade de argumentação e que, também, traz uma grande base religiosa, ele é evangélico e também dialoga com este setor”, diz.

Jovem liderança estudantil, Yann Evanovick, já foi presidente da UBES e representa uma nova geração de militantes do PCdoB. Para Eron, é um líder estudantil mais do que provado. “Yann tem grande capacidade de argumentação, grande capacidade de agitação e de mobilização de popular”.

Disputas majoritárias

O PCdoB tem uma trajetória na disputa de eleições majoritárias. Eron Bezerra foi candidato a prefeito de Manaus, em 2000; Lucia Antony foi candidata ao senado, em 2002; Vanessa Grazziotin disputou a prefeitura em 2004 e 2012, e foi eleita senadora, em 2010.

O partido possui um campo favorável à disputa. Hoje possui, só em Manaus, 11 mil filiados e seu espectro de atuação no estado, abrange diversos setores.

Da redação do Portal