Líder iraniano polemiza com Obama e reitera disposição para o diálogo

O líder da Revolução Islâmica do Irã, aiatolá Seyed Ali Khamenei, afirmou neste sábado (21) que os Estados Unidos é que necessitam das conversações nucleares com o Irã, ainda que neguem isto.

“A contraparte iraniana nos diálogos nucleares, e sobretudo os Estados Unidos, necessitam dessas conversações; as diferenças entre as autoridades estadunidenses não significam que não defendam as conversações”, declarou o aiatolá Khamenei na cidade de Mashhad, no nordeste iraniano.

O que os republicanos não querem é que o governo estadunidense, do seu rival democrata, obtenha resultado na questão nuclear iraniana", explicou o líder.

Khamenei também criticou a mensagem do presidente estadunidense, Barack Obama, dirigida ao povo persa.

“A mensagem incluiu afirmações carentes de sinceridade; ele não foi sincero quando afirmou querer amizade com o povo iraniano”, disse , desmentindo que algumas fações políticas no Irã busquem impedir um acordo entre Teerã e o G5+1 (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, mais a Alemanha).

Ao assegurar que o povo persa não aceitará as intimidações dos Estados Unidos, o aiatolá asseverou que o Irã só conversará sobre o tema nuclear e não abordará os assuntos regionais com os Estados Unidos.

“O Irã e os Estados Unidos mantêm posições opostas sobre assuntos regionais. Nós buscamos segurança e tranquilidade na região, mas os poderes arrogantes, liderados pelos EUA, perseguem a política de semear insegurança na região, o que é contrário aos nossos objetivos”, denunciou.

“Nós nunca manteremos conversações sobre assuntos regionais, internos e sobre armas, e os diálogos se concentram apenas no tema nuclear e em como chegar a um resultado pela via diplomática”, acrescentou. .
O líder iraniano rechaçou também que o levantamento de sanções se realize como um resultado das conversações nucleares, mas que, ao contrário, é necessário debater este princípio como parte dos diálogos com a contraparte.

Eles apresentam o debate sobre a bomba atômica estando bem conscientes de que nós não buscamos a arma nuclear, utilizando isto como pretexto para exercer pressões contra o Irã”.

“Os Estados Unidos dizem que o acordo será assinado e eles supervisionarão o comportamento (do Irã) e depois levantarão as sanções. Isto é errôneo e o Irã jamais aceitará”, afirmou o aiatolá Khamenei ao assegurar que a questão das sanções deve ser parte de qualquer acordo.

O líder iraniano assegurou que o programa nuclear de Teerã é uma indústria nacional que pertence ao povo persa e deve avançar, uma vez que o progresso é parte da natureza de qualquer ciência.

Ao indicar a ineficácia das ameaças do Ocidente de impor mais sanções contra o povo iraniano, o aiatolá Khamenei reiterou uma vez mais que o Irã nunca se ajoelhará diante de tais ameaças.

Finalmente, Khamenei afirmou que o inimigo busca solapar a segurança que o Irã desfruta e que nenhum país ao leste, oeste, norte ou sul do território iraniano tem uma situação tão estável como a do país persa.

Hispan TV