Fotógrafos do Tocantins discutem Regulamentação da profissão

Projeto Fotógra Legal em Palmas-TO

Começou nesta sexta-feira e continua neste sábado pela manhã, na Câmara de Vereadores de Palmas, a etapa do Tocantins do Projeto Fotógrafo Legal. O Projeto tem como objetivo levar a todos os Estados brasileiros o debate sobre a aprovação do Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional que busca a Regulamentação da profissão de Fotógrafo, na Câmara Federal é o Projeto 2176/2011 e no Senado federal é o Projeto n° 64/2014.

O encontro foi aberto com a presença de cerca de 20 profissionais da área que atuam em Palmas e contou com a presença dos coordenadores nacionais do Projeto, João Cruz, Presidente do Sindicato dos Fotógrafos do Estado do Piauí e de Jackson Marquês, coordenador do Projeto e profissional da Fotografia no Estado de São Paulo. Também compareceu a abertura do evento Veneranda Elias, Vice-presidenta nacional da Confederação Nacional das Associações de Moradores, CONAM e Antonildo Medeiros, Presidente Estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

O encontro foi aberto pelo Presidente do SINDIFOTOCINE-TO, Manoel Lima, que falou sobre o esforço da iniciativa que visa dotar a categoria de informações sobre como esta em nível nacional a luta pelo marco legal da profissão e que também busca uma maior aproximação dos profissionais com as lutas por melhorias de suas condições de trabalho e direitos trabalhistas.

O palestrante João Cruz falou sobre a trajetória difícil da luta pela regulamentação da profissão e que apesar dessas dificuldades atualmente existe muita esperança de que os Projetos de Lei que tratam do assunto tenham mais facilidade para tramitar nesta nova legislatura do Congresso Nacional, ele lembrou ainda “que construir e alcançar os objetivos dos profissionais da categoria requer dedicação, disposição e desprendimento pessoal, ás vezes abrindo mão de muitas coisas em busca dos direitos e melhorias das condições de vida e trabalho”, falou ainda que “articulação e consciência da importância do trabalho dá resultado”.

Antonildo Medeiros saudou a todos em nome da CTB e lembrou que assim como os Fotógrafos, a sua categoria profissional, os apicultores, ainda não têm um marco regulatório da profissão. O presidente estadual da Central classista falou que perseverança vence inúmeros obstáculos e que o SINDIFOTOCINE-TO pode contar com a CTB como parceira incondicional nas suas lutas.

O coordenador do Projeto Fotógrafo Legal em São Paulo, Jackson Marquês, falou sobre a importância do uso das tecnologias da informação para articular a luta em todo o Brasil, Jackson lembrou que “os primeiros debates buscando articular a categoria em nível nacional aconteceram ainda na época do Orkut e que hoje seus perfis e páginas nas redes sociais atuais são importantes para contatos e defesa do Projeto de Lei que está no Congresso”. Estes meios tecnológicos visam “fortalecer a categoria e que a regulamentação em Lei, da profissão de Fotógrafo, irá garantir mais direitos e deveres ao profissional e muito mais segurança e confiança aos que precisam dos serviços do profissional nas mais diversas ocasiões”.

Veneranda Elias, da CONAM, lembrou a importância da luta e da articulação dos trabalhadores das mais diferentes profissões, que esta articulação faz a diferença na conquista de direitos. Ela lembrou ainda que no momento atual do Brasil, de acirrada disputa política, é necessário que todos tenham clareza dos desafios futuros e das conquistas já alcançadas.

Para encerrar abertura oficial do evento Manoel Lima agradeceu a presença de todos e fez referências a vários amigos que contribuíram para o fortalecimento da profissão no Tocantins.

por Adriano Lima
do Portal Vermelho