Dilma em ato com Perillo: Temos obrigação de respeitar a democracia

Em cerimônia que marcou o início das obras de um corredor exclusivo de ônibus em Goiânia, o chamado BRT, nesta quinta-feira (19) a presidenta Dilma Rousseff voltou a defender a democracia e destacou a importância do respeito às relações republicanas entre partidos.

Dilma em Goiás BRT Norte e Sul - Agência Brasil

“Somos um país democrático, em que há disputa durante a eleição. Acabou a eleição, eleitos aqueles que o povo escolheu, passamos a governar”, enfatizou a presidenta, que afirmou que governantes têm de trabalhar para todos, independentemente de questões políticas. A declaração foi motivada pelo discurso do governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB, que participou do evento.

“Ele [Perillo], governa para toda população de Goiás, e eu, para toda população do Brasil. Somos republicamos e democratas”, disse a presidenta.

"Temos noção da coisa pública e respeitamos uma coisa fundamentada neste país, conquistada com muito esforço, muita dor, num processo que muitas pessoas mais novas não viveram, conquistada apesar de prisões, exílios e mortos. Temos a obrigação de respeitar a democracia, em que há o direito de todos de falarem, de se manifestarem, mas há também o direito de todos serem ouvidos", disse a presidente. "Por isso, peço tolerância e diálogo, porque o diálogo implica que a gente olhe o próximo".

Dilma repetiu a expressão usada pelo governador tucano em discurso momentos antes. “Eu vim para receber uma presidenta legitimamente eleita e que tem o meu apoio”, disse o governador, que também defendeu as relações republicanas entre políticos, ainda que de partidos diferentes. “O Brasil não pode ser vítima da intolerância”, disse Perillo ao afirmar que “o mais importante é o estado de Goiás e a cidade de Goiânia”.

A defesa da democracia e a da tolerância pelo governador Perillo é uma exceção entre os tucanos que, com apoio da grande mídia, tem insuflado o discurso do golpismo e do ódio. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), por exemplo, disse que quer ver a Dilma “sangrar”.

Entre os aliados da oposição, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) demonstrou a sua raiva por meio do Twitter, ao dizer que “Marconi envergonha Goiás” por ter optado pelo diálogo com a presidenta Dilma, o que chamou de “atitude submissa”.

Dilma, por sua vez, mostrou durante a cerimônia em Goiás que o senador Caiado fere um princípio republicano, pois “temos obrigação de respeitar a democracia, o direito de todos falarem, se manifestarem, porém de todos serem ouvidos. Por isso, eu peço tolerância e peço uma outra questão: diálogo”, salientou a presidenta.

Mas o discurso da presidenta não foi somente sobre a disputa política entre partidos. Dilma destacou também os investimentos feitos pelo governo federal em infraestrutura urbana, como a construção de corredor exclusivo do 'Bus Rapid Transport' (BRT) em Goiânia.

Com 93 ônibus, operando em quatro linhas, o BRT Norte-Sul beneficiará até 210 mil usuários ao dia após sua conclusão. A capacidade de transporte em horário de pico será, em média, de 15 mil pessoas. “Um transporte rápido significa que você domina o seu tempo, é um controle que cada cidadão tem”, declarou a presidenta.

A capital de Goiás é um exemplo de município brasileiro em crescimento populacional, abrigando atualmente 1,4 milhões habitantes: “A cidade no Brasil, principalmente uma metrópole, tem de se preparar para atender qualificadamente a sua população. Assim, Goiânia cresceu e agora tem de enfrentar alguns desafios que são similares aos das grandes metrópoles. Graças a Deus e graças aos goianos, com melhores condições para enfrentar porque tem muita coisa já realizada", ressaltou.

Mais obras de infraestrutura

Dilma também anunciou que, na primeira semana de abril, serão retomados os trabalhos no pátio e pista do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia. As obras contratadas no ano de 2005 e que sofreram com sucessivas paralisações estão, agora, em vias de serem concluídas.

Dilma estabeleceu para novembro a conclusão das obras no empreendimento localizado na capital goiana. “O novo terminal está quase pronto e estamos chegando ao fim dessa obra. Não poderia deixar de passar essa oportunidade e dizer que eu trago uma boa notícia”, declarou.

BRT Norte-Sul

Com aproximadamente 22 quilômetros de pista exclusiva, seis terminais e 39 estações para transportar 112 mil passageiros diariamente, o BRT ligará o município de Aparecida de Goiânia (GO) e os 148 bairros da região sul, sudeste, norte e nordeste da capital ao centro da cidade.

O sistema BRT operará em quatro linhas, circulando na velocidade estimada de 28 km/h, o dobro da velocidade atual. A frota atenderá 148 bairros da capital e o município vizinho, Aparecida de Goiânia. Ao todo, serão 39 plataformas de embarque e desembarque, além de seis terminais.

A expectativa é que o sistema tenha capacidade para transportar uma média de 15 mil pessoas em horários de pico. Após a assinatura da ordem de serviço, o consórcio responsável tem até 30 dias para começar a obra e a previsão para a conclusão é de 20 meses.

Do Portal Vermelho, com informações do Portal Brasil