Funcionários da Sabesp convocam marcha em defesa da água

Os trabalhadores da Sabesp aprovaram em assembleia a participação no ato em defesa da água e da empresa 100% pública, que acontece nesta sexta-feira (20), às 14h30 no vão livre do Masp, na capital paulista. Os participantes seguirão em marcha até a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

Manifestação em defesa da água - Mídia Ninja

Após impedir na Justiça que a Sabesp continue a demitir funcionários da empresa, o Sintaema suspendeu a greve que estava marcada para começar nesta quarta-feira (18). A decisão foi tomada em assembleia com a maioria dos trabalhadores.

O desembargador Wilson Fernandes proibiu demissões até que a medida cautelar da Justiça do Trabalho da 2ª Região-SP protocolada pelo Sintaema seja analisada pelo TRT. A reversão das demissões já concretizadas, no entanto, dependerá de processo comum.

“A Sabesp já demitiu 400 e pretende chegar aos 600, não podemos admitir isso, os trabalhadores são essenciais em todas as situações, e principalmente em um momento como este de crise hídrica”, disse o presidente do Sintaema, Rene Vicente. "Somos totalmente contra qualquer demissão. Os trabalhadores e a população não podem ser penalizados enquanto a Sabesp quer agradar e atender a demanda dos acionistas”, concluiu.

De acordo com Rene, alguns funcionários chegam a trabalhar de 10 a 12 horas seguidas devido à falta de mão de obra. O diretor Anderson Uahy, denunciou que muitas vezes, para o funcionário ser liberado, é necessário que o sindicato acione o Ministério do Trabalho, porque a empresa se recusa. 

“Mais de 80% dos demitidos são da área operacional. Não podemos admitir isso. Num momento de crise como agora, essa atitude agrava ainda mais a situação", explica Rene.

Fonte: CTB