Petroleiros e movimentos sociais fazem ato em Duque de Caxias

Trabalhadores da Refinaria de Duque Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, fizeram nesta sexta-feira (13) uma paralisação de quatro horas em defesa da Petrobras. O ato em frente à unidade contou com a participação de estudantes e integrantes dos movimentos sociais.

Dia 13 Petroleiros em Duque de Caxias Rio de Janeiro - Sindipetro Caxias

Com faixas, cartazes e palavras de ordem em defesa da Petrobras, os manifestantes denunciaram a campanha golpista de desmoralização da estatal feita pela grande mídia, que planeja com isso pavimentar o caminho para a privatização a Petrobras.

Centenas de manifestantes concentraram-se na frente do portão principal da planta, às margens da Rodovia Washington Luís, como parte de uma série de manifestações agendadas para esta sexta-feira (13) em todo o Brasil.

“Não permitiremos que as grandes empresas estrangeiras ponham a mão na Petrobras. O povo brasileiro deu seu sangue e seu suor para construir essa empresa, e vamos defendê-la até o fim, custe o que custar”, afirmou Simão Zanardi, presidente do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias.

"O nosso movimento é pela democracia. Fazemos parte de um grupo de cinco milhões de pessoas que vão para a rua nesta sexta-feira defender a democracia conquistada na década de 80, da qual não abrimos mão", co0mpletou Simão.

O sindicalista disse ainda que a mobilização além da defesa da Petrobras, é pelos direitos dos trabalhadores da estatal e pela reforma política com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Os petroleiros e ativistas se organizam para participar de ato em defesa central dos movimentos sociais, que acontece a partir das 13 horas, no Rio de Janeiro.

Com informações de agências e do Sindipetro-Caxias