Milhares tomam as ruas já pela manhã em defesa da democracia 

Nesta sexta-feira (13) pela manhã, no Ceará, em Minas, na Bahia, em Goiás, em Pernambuco e ontem em Porto Alegre, milhares de pessoas saíram às ruas para dizer não ao golpe e sim à democracia. No “esquenta” de São Paulo, na quinta-feira (12), 5 mil ocuparam a Avenida Paulista. Em Minas o ato principal acontecerá às 17 horas, mas de manhã já tivemos mobilizações. 

A tentativa da mídia hegemônica em distorcer os propósitos e diminuir a dimensão política da manifestação popular está fadada ao fracasso. Clique aqui e veja uma galeria de fotos dos principais atos da parte da manhã e de quinta-feira (12). Leia a seguir, o informe das manifestações pela manhã em alguns estados. Leia também a reportagem e conheça a programação dos atos da tarde. Todos às ruas para barrar o golpe!

Bahia

Milhares de pessoas estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (13), em frente à sede da Petrobras, em Salvador, no Dia Nacional de Lutas, movimento organizado pelas centrais sindicais e partidos em defesa da estatal, dos direitos trabalhistas, da democracia e da reforma política. Mais de 5 mil pessoas participaram do ato, que contou com a presença do ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

Com exclusividade para o Portal Vermelho, Gabrielli afirmou que “a manifestação é muito importante para tentar desmontar uma conspiração que está sendo feita para transformar atos corruptos e individuais num sistema para inviabilizar a Petrobras, que é o modelo de apropriação dos recursos do pré-sal para o povo brasileiro.” Segundo ele, a estatal tem papel fundamental na expansão do conteúdo nacional, no emprego e renda, e no desenvolvimento para distribuição de recursos para a educação e a saúde.

O presidente do PCdoB Bahia, o deputado Daniel Almeida, declarou que a militância consciente e organizada foi às ruas por não concordar com o que a mídia golpista e a elite brasileira tentam fazer com a Petrobras. “Estamos aqui hoje para defender a estatal, uma referência em tecnologia para nosso país. Não vamos aceitar retrocessos e nem golpes contra a democracia e os direitos do povo”.

Alice Portugal, deputada federal pelo PCdoB, acredita que “os trabalhadores trouxeram suas bandeiras e reivindicações, mas ao mesmo tempo defendem a democracia e o patrimônio nacional. O povo rechaça qualquer tipo de devaneio golpista de alguns setores da sociedade.”

Para ela, os problemas que derivem da crise econômica e as deficiências do governo precisam ser encarados e solucionados, mas o golpe é inaceitável. “Ninguém queremos outra ditadura no Brasil”, finaliza.

Para o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, um dos principais motivos do ato é fortalecer o respeito à democracia e a soberania brasileira. “Estamos aqui, também, em defesa dos direitos dos trabalhadores. Existe uma pauta no congresso que vai de encontro aos direitos conquistados nos últimos anos e precisamos reverter isso. Vamos nos organizar cada vez mais. Esse é só o primeiro ato. A luta será grande.”

O deputado federal Davidson Magalhães, eleito presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, afirmou que “o PCdoB defende que o lugar de corrupto é na cadeia. Mas o combate a corrupção não tem nada a ver com a destruição da Petrobras e a paralisação do país.” Segundo o parlamentar, a Petrobras precisa ser preservada por ser fundamental para o desenvolvimento do povo, além de representar 15% dos investimentos nacionais e 10% do PIB brasileiro.

O evento contou com a participação das centrais sindicais, partidos, movimentos sociais, parlamentares, sindicatos, do Movimento Sem Terra e de estudantes. Estiveram presentes, ainda, os vereadores de Salvador pelo PCdoB, Everaldo Augusto e Aladilce Souza, dirigentes do partido e militantes.

Minas Gerais

As mobilizações do dia 13 de março começaram antes das 6 horas, na BR 381, próximo ao município de Betim, no sentido da refinaria Gabriel Passos e reuniu cerca de mil pessoas. Para o presidente da CTB Marcelino Rocha, o país vive um momento de grandes ameaças, “a direita e os interesses externos estão desmoralizando Petrobras, empresa que é patrimônio do povo. Essa marcha de hoje é para que possamos ampliar da democracia em nosso país, não aceitamos golpe. A marcha que envolve todo o conjunto do movimento social é para que possamos avançar nos direitos e barrar o retrocesso”, conclui.

O deputado federal e presidente do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro, lembrou as manifestações dos petroleiros brasileiros contra a privatização da Petrobras, durante o governo do ex-presidente FHC. "A nossa defesa é a defesa do desenvolvimento e de uma reforma política ampla, que possa banir os maus políticos. Esse Congresso Nacional é o mais rico e conservador de toda a história. É por isso que querem aprovar medidas contra os trabalhadores. E só com o povo mobilizado que nós vamos barrar a ofensiva da direita e fazer o Brasil caminhar para frente", afirmou o parlamentar.

Às 17 horas está convocado um grande ato em Belo Horizonte, com todo o conjunto do movimento social, na Praça Afonso Arinos.

Fortaleza

A manifestação nacional em Fortaleza começou na manhã desta sexta-feira (13), na Praça da Imprensa, no bairro Aldeota.

Com bandeiras vermelhas, os participantes gritam palavras de ordem em uma carreata, defendendo a valorização da Petrobras e a reforma política democrática. Atos semelhantes ocorrem em outros 26 estados do Brasil.

"Estamos fazendo o primeiro ato em defesa da Petrobras. O que aconteceu tem que ser apurado, e os culpados, punidos", disse Joana Almeida, presidente da CUT Ceará, durante ato em Fortaleza.

Por volta das 11 horas, os manifestantes seguiram para a av. Desembargador Moreira. Às 11h30min, o grupo chegou na Assembleia Legislativa. O ato seguiu pacífico e os manifestantes disseram que a passeata já passava de 3 mil pessoas. Às 12 horas se dispersaram.

Estiveram presentes o deputado estadual Carlos Felipe, o federal Chico Lopes, o vereador Evaldo Lima e o ex-deputado estadual Lula Morais, todos do PCdoB.

Goiás

Manifestantes realizam um protesto em defesa da Petrobras na Praça Cívica, em Goiânia. Eles também reivindicam direitos dos trabalhadores, reforma agrária e reforma política.

O Sindicado dos Trabalhadores em Educação (Sintego), realizou assembleia geral da categoria em frente à Assembleia Legislativa de Goiás e segue em caminhada até a Praça Cívica. Também se uniu ao grupo representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SindSaúde), que estavam reunidos na Câmara Municipal.

São Paulo

Em Paulínia (SP), o Sindicato dos Petroleiros Unificados faz manifestação em frente à Replan (Refinaria de Paulínia). A unidade é a maior em quantidade de refino de petróleo da Petrobras. Segundo Rogério Santa Rosa, diretor do sindicato, cerca de 500 funcionários do turno da manhã participaram da manifestação em defesa da companhia e da reforma política nacional. Depois da manifestação, os sindicalistas seguiram para São Paulo, para participar do ato na avenida Paulista que será realizado às 16 horas na Avenida Paulista.

Paraná

Em Araucária, região Metropolitana de Curitiba, cerca de 200 manifestantes se reuniram em frente à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) para convocar os trabalhadores do setor para a manifestação das 17 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.

Mato Grosso do Sul

Manifestantes realizam um protesto em favor da Petrobras, nesta sexta pela manhã, em Campo Grande.Cerca de 4 mil pessoas participaram do evento. O grupo saiu da praça do Rádio Clube pela Rua Padre João Crippa e desce a Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade. Dezenas de indígenas da aldeia urbana Água Bonita, da capital sul-mato-grossense, também protestam pela regularização da aldeia. Segundo Alexandre Arevalo, representante do grupo, eles querem melhorias nas casas. “Hoje vivemos em barracos. Queremos a construção de nossas casas”, afirmou Arevalo.
 
Galeria de fotos das manifestações contra o Golpe e em defesa da Petrobras

Do Portal Vermelho, com a contribuição de Ana Emília Ribeiro (BA) e Mariana Viel (MG)