João Derly: o fim da carreira de um atleta  

Um atleta profissional – ou atleta olímpico – de alto rendimento tem uma carreira esportiva muito curta, que geralmente se encerra perto dos 30 anos. Com o final deste ciclo, eles muitas vezes enfrentam problemas para se adaptar à nova rotina e não raras vezes deparam com grandes dificuldades financeiras e, principalmente, emocionais.

Por João Derly*

João Derly: o fim da carreira de um atleta

 No Brasil, há pouca preocupação com esse tema importantíssimo, que é a transição do final da carreira de um atleta. Essa questão torna-se mais intrigante quando toca as modalidades esportivas além do futebol, que tem cultura fortíssima no país, recursos bilionários e proporciona uma supervisibilidade aos atletas.

A rotina de treinamentos e viagens torna difícil os estudos, comprometendo, assim, o futuro profissional do atleta, após a aposentadoria. O pesquisador Dietmar Martin Samulski, da Universidade Federal de Minas Gerais, fez um estudo sobre o a transição para a vida de ex-atleta, no qual chegou à conclusão que é essencial o apoio familiar, o retorno aos estudos e a inserção em outros grupos sociais.

Temos exemplos positivos, como da Confederação Brasileira de Voleibol, que trata seus ídolos com embaixadores do esporte, respeitando a história construída, incentivando e divulgando o esporte e a prática por todo o país.

Enfim, o final da carreira do atleta de alto rendimento significa o fim um ciclo de extremo comprometimento com objetivos e metas de alta performance, além de um grande esforço físico e emocional. E é inconcebível, por exemplo, que os atletas sejam extremamente valorizados quando de uma grande conquista e, logo após, esquecidos pelos gestores da modalidade e do esporte em geral.

Nessa esfera, é de suma importância a contínua construção das comissões de atletas que foram instauradas, recentemente, nas confederações esportivas, para debaterem esse tema. Afinal, um atleta profissional pode e deve dar muito mais a uma nação que as suas medalhas esportivas.

*É deputado federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul e bicampeão mundial de judô