Museu de Belas Artes inaugura exposição sobre a condição feminina

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) inaugurou nesta terça-feira (10) a exposição de uma artista plástica que denuncia em suas telas a condição feminina no mundo. A mostra Menina dos Óleos reúne 23 obras da pintora chilena Macarena Acharán, que tem trabalhos expostos em vários museus do mundo.

Macarena Acharán - Reprodução

Nas telas a óleo da artista, a figura humana – quase sempre o corpo feminino – transmite delicadeza, violência e denúncia. “Macarena Acharán apresenta mulheres de todas as etnias, credos e estéticas, traduzidas através de cores latejantes e das pinceladas carregadas de questões intimistas”, descreve o curador da mostra, Carlos Dimuro.

Com licenciatura em arte pela Universidade Católica do Chile, Macarena Acharán tem em seu currículo três cursos no Brasil. Entre eles, os de escultura e desenho de figura humana na Universidade de Brasília. As obras da artista integram acervos de museus de seis países latino-americanos e sete europeus. No Brasil, está apresentando trabalhos pela quarta vez, com a mostra que será inaugurada amanhã.

A exposição Menina dos Óleos fica em cartaz até 12 de abril e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 horas às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 12 horas às 17 horas. A entrada é franca e o MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia.

Fonte: Agência Brasil