Alba ratifica apoio à Venezuela diante da ingerência dos EUA

Os embaixadores dos países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) ratificaram, nesta quarta-feira (11), seu apoio ao governo da Venezuela, frente à política agressiva e ofensiva do presidente estadunidense, Barack Obama.

Emblema da Alba

Em coletiva de imprensa, o embaixador do Equador, Edgar Ponce, em nome dos integrantes da Alba, recordou que durante a 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos a região foi declarada zona de paz.

“O diálogo franco e aberto deve primar na hora de resolver as contradições em cada um de nossos países, sem nenhum tipo de ingerência estrangeira. Conclamamos todos os venezuelanos a continuar o caminho do acordo como forma eficaz para dirimir as diferenças políticas entre irmãos de uma mesma nação. A região não retornará à longa e escura noite neoliberal que viveram nossas nações”, afirmou Ponce.

“A Venezuela é um país solidário com a região e o mundo, inclusive com os pobres dos Estados Unidos, por isso não pode ser uma ameaça para o país nortista. Se agem contra um, agem contra todos, a Venezuela não está sozinha”, sentenciou Ponce.

O pronunciamento da Alba tem como motivo as declarações de Obama, que emitiu uma ordem executiva na qual declara a situação na Venezuela como ameaça extraordinária e incomum à segurança nacional e política exterior estadunidense.

Por sua vez, o embaixador da Venezuela em Cuba, Alí Rodríguez, apontou que a nação sul-americana é pacífica e sua história está baseada no respeito à soberania dos povos e à não intervenção em seus assuntos internos.

“A América Latina de hoje é diferente da que eles dominavam a muitos anos atrás, mas eles querem converter a região em mais um Iraque, que hoje é uma ruína”, assinalou o diplomata.

“A Venezuela não seguirá nenhuma ordem dos Estados Unidos e não dobrará os joelhos para essa potência imperialista”, assegurou Rodríguez.

Fonte: Prensa Latina