Putin ratifica lei de criação do banco do Brics 

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou a lei de ratificação do acordo sobre o novo Banco de Desenvolvimento do Brics. A Duma de Estado (câmara baixa do parlamento da Federação da Rússia) já havia aprovado o acordo da criação do Banco do Brics no dia 20 de fevereiro.

Vladimir Putin

O acordo sobre o banco, visto como uma alternativa ao Banco Mundial dominado pelos Estados Unidos e ao Fundo Monetário Internacional, foi assinado em meados de julho de 2014, na 6ª Cúpula do Brics, em Fortaleza.

A nova instituição terá um capital autorizado de US$100 bilhões e vai financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável nos países membros, bem como em outros países em desenvolvimento.

A próxima cúpula presidencial dos Brics terá lugar neste ano em Ufá, república do Bascortostão, na Rússia. Lá também acontecerá a primeira reunião do Conselho de Dirigentes dos Brics, que deverá apresentar candidaturas para a presidência e vice-presidência do banco.

Anteriormente, o Ministério das Finanças russo tinha informado sobre a sua expectativa de o banco começar a funcionar até finais de 2015. O banco dos Brics poderá atuar em pleno funcionamento daqui a quatro ou cinco anos.

Fonte: Agência Sputnik