Encontro na Guatemala debaterá insegurança na América Central

A falta de segurança na América Central e o desenvolvimento da região são alguns dos assuntos a serem debatidos, nesta segunda-feira (9), pelos presidentes da maioria dos países membros do Sistema da Integração Centro-americana (Sica) e Espanha.

América Central - Reprodução

Seis países desse bloco de integração, exceto Nicarágua e Belize, confirmaram presença na primeira cúpula do Sica-Espanha, da qual participará o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

O Sica é integrado pelos Estados da Guatemala, Honduras, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, El Salvador, Nicarágua e Belize.

O chanceler da Guatemala, Carlos Morales, recebeu Rajoy no sábado (7) em ato protocolar realizado na sede da Força Aérea Guatemalteca, na capital.

O mandatário espanhol visitou o centro de formação e Escola Oficina da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Antiga Guatemala, cidade localizada 45 quilômetros ao sudoeste da capital.

Desde que assumiu como chefe do Governo espanhol, em dezembro de 2011, esta é a primeira visita de Rajoy ao país centro-americano.

O político terá amanhã uma reunião com seu par guatemalteco, Otto Pérez Molina, para analisar a agenda bilateral, principalmente os temas de cooperação para o desenvolvimento, comércio e investimentos, informou a Presidência da Guatemala em um comunicado.

Ambos os presidentes participarão de um foro de empresários da América Central e da Europa com o objetivo de promover novos negócios na Guatemala e no resto da região.

Fonte: Prensa Latina