Citado no esquema de Furnas, Aécio fala em “bodes expiatórios”

Citado pelo doleiro Alberto Youssef como beneficiário do esquema de propinas em Furnas, o tucano Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, tenta manter sua pose de paladino moral e dos bons costumes ao criticar o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, feito neste domingo (8), em cadeia nacional.

Aecio-Neves-PSDB-discursa-no-plenario-do-Senado-foto-Fabio-Geraldo-Magela-Agencia-Senado_20141105 - Fábio Geraldo Magela/Agência Senado

Em nota, o senador mineiro diz que a presidenta "inventa bodes expiatórios”. “Novamente a presidente Dilma Rousseff falta com a verdade ao se dirigir aos brasileiros", diz o tucano. E completa: "Inventa bodes expiatórios, terceiriza responsabilidades que são exclusivamente do governo dela e fornece um enredo irreal à população", afirmou.

Com apoio escancarado da mídia, a citação no nome de Aécio pelo doleiro Youssef é tratada como um caso irrelevante nas investigações. Enquanto isso, o tucano age como quem tenta se esconder por detrás de uma pequena moita, mas não tem chance de não ter visto.

Isso porque, ao contrário da presidenta Dilma, que não foi incluída nas investigações por não existirem fatos que justificassem, o despacho emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, afirma que o nome de Aécio não entrou na lista dos investigados, não por falta de indícios, mas por se tratar que citações que envolvem Furnas e não a Petrobras.

Apesar disso, Aécio diz que Dilma deveria assumir suas “responsabilidades” e, mesmo tendo sido citado pelo doleiro sobre o caso de Furnas, o tucano se diz indignado pelo que chamou de “um monstruoso esquema criminoso montado a partir da Petrobras” e afirma que a presidenta deveria fazer uma “autocrítica” e “pedir desculpas”.

Em seu artigo na Folha de S. Paulo desta segunda (8), Aécio fala em valores. “Não vamos nos enganar: a crise que vivemos é econômica, política e de gestão. Mas é, sobretudo, de valores. E valores definem gerações. Valores constroem uma nação”, disse ele ao velho estilo faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Do Portal Vermelho, com informações de agências