China pede que Índia melhore cooperação sobre temas fronteiriços

A China pediu à Índia, neste domingo (8), que fortaleça a cooperação bilateral, destacou a amizade que a une à República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e chamou Myanmar a estabilizar a situação nas áreas limítrofes.

Bandeira da China

Estes temas foram tratados pelo ministro chinês de Relações Exteriores, Wang Yi, durante uma coletiva de imprensa organizada como atividade complementar das sessões da Conferência Consultiva Política Popular e a Assembleia Popular Nacional.

A julgamento do chanceler Chinês, a Índia deve fazer mais esforços para fortalecer sua cooperação mútua e facilitar a solução das diferenças nas fronteiras, “que é um legado histórico que se conseguiu conter através de muitos anos de negociações”.

Ele recordou a viagem histórica do presidente Xi Jinping a Índia em setembro do ano passado e anunciou a visita do premier Narendra Modi, neste ano, a China.

Quanto à RPDC, o Ministro falou da tradicional amizade entre Pequim e Pyongyang. “A China valoriza sua tradicional amizade com a Coreia Popular e procurará o desenvolvimento normal das relações que têm bases sólidas e não será afetada por ‘eventos temporários’".

Wang expressou que China tem desempenhado um papel construtivo em conseguir uma situação basicamente estável na Península Coreana e assegurou que é de interesse de todas as partes manter a paz, a estabilidade e atingir a desnuclearização dessa região vizinha.

Quanto a Myanmar, Wang pediu a estabilidade nas áreas fronteiriças dessa nação com a China em interesse dos dois povos e nações.

“O que sucede no norte de Myanmar é um problema interno desse país e esperamos que se solucione pacificamente”, agregou.

“China e Myanmar, que compartilham uma fronteira de dois mil quilômetros, são vizinhos amistosos que não só compartilham montanhas e rios, mas também bem e pesar”.

Fonte: Prensa Latina