PCdoB Paraibano amplia as ações em defesa da democracia

Comissão Política Estadual do PCdoB paraibano faz balanço das atividades empreendidas para rearticular o campo de esquerda e popular e adota novas iniciativas visando maior envolvimento dos comunistas na luta contra a ameaça golpista e em defesa da democracia.

Reunião do PCdoB paraibano aprova ampliação da luta em defesa da democracia - Agamenon Sarinho

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB – paraibano adotou novas medidas para ampliar a luta em defesa da Reforma Política, da Petrobrás e da Democracia, na última sexta feira. Em reunião de sua Comissão Política Estadual, realizada no dia 06 de março de 2015, os dirigentes partidários avaliaram as ações desenvolvidas nas duas últimas semanas a definiram novos passos para fazer frente a ofensiva da direita.

Com o lançamento da Frente em Defesa da Reforma Política Democrática e Popular, no ato político que lotou a Associação Paraibana de Imprensa no último dia 05 de março, concluiram os comunistas que a primeira fase da contra-ofensiva foi coberta de êxito: se conseguiu aglutinar os partidos de esquerda e movimentos sociais para a mobilização do dia 13 de março e se ampliou a discussão com OAB, Igreja Católica e Câmaras de Vereadores de João Pessoa e campina Grande para engrossar a luta por uma Reforma Política Democrática e Popular.

Mas, a instância partidária considerou que é necessário ampliar mais a mobilização e envolver todos os segmentos do Partido no Estado, tendo em vista a gravidade do momento no nosso país e na América Latina. Indicou a importância de envolver todas as lideranças que atuam nos movimentos sociais, os dirigentes e os parlamentares do Partido para engrossarem a manifestação de rua do dia 13 de março, empreender ações em Campina Grande e Patos e buscar constituir com os outros partidos e entidades os Comitês Pela Reforma Política por todo o Estado.

Outra Decisão do Comissão Política Estadual – órgão do Comitê Estadual – foi orientar o conjunto do Partido em transformar as atividades comemorativas dos 93 do PCdoB em atos políticos amplos em defesa do governo Dilma, da Petrobras e contra a corrupção.

É sabido que o Presidente da Câmara Federal quer fazer aprovar a chamada Emenda Vacarezza e assim fazer uma “reforma política” que na verdade é mais maléfica do que as regras atuais, além de consagrar o financiamento privado de campanhas que alimenta a corrupção. Entendem os comunistas que só a participação popular pode garantir uma Reforma Política que fortaleça a democracia e garanta condições mais favoráveis à representação política dos diversos segmentos sociais.

Portanto, estes atos partidários, devem fortalecer a luta em defesa de uma Reforma Política Democrática e Popular, com foco no fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e contra a Emenda Vacarezza.