Pavor tucano é que Anastasia, da Lava Jato, leve ao Aécio, de Furnas

Os tucanos estão desnorteados com o fato do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), afilhado do também senador e candidato tucano à Presidência Aécio Neves, ter sido incluído na lista dos investigados da Operação Lava Jato.

Antoniio Anastasia e Aécio Neves PSDB

A informação já havia vazado em janeiro deste ano, no depoimento da delação premiada, em 18 de novembro, de Jayme Alves de Oliveira Filho, vulgo Careca, que afirma ter entregado R$ 1 milhão ao então candidato a governador Anastasia, em 2010, a pedido de Youssef.

Diante dos fatos, os tucanos correm como baratas tontas em reuniões para tentar encontrar uma brecha para limpar a barra de Anastasia na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, continuar o discurso falso moralista de combate à corrupção e em defesa do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e o PT.

Moralmente comprometido, Aécio, que também foi citado nas investigações da Lava Jato, disse que vê com surpresa a inclusão do cupincha na lista, mas saiu em defesa: “Temos a mais absoluta certeza de que tudo será plenamente esclarecido. Por conhecermos o seu proceder irretocável, em tantos anos de vida pública, temos a convicção de que a sua inocência será evidenciada”.

Mas Aécio não dorme tranquilo. Diferentemente da presidenta Dilma, que não foi incluída nas investigações por não existirem fatos que justificassem tal medida, o despacho emitido pelo ministro Teori Zavascki afirma que o nome de Aécio não entrou na lista dos investigados, não por falta de indícios a serem apurados, mas por não haver conexão com a menção do doleiro Alberto Yousseff a Aécio na Operação Lava Jato (Petrobras). Aécio estaria implicado nas propinas de Furnas, que continuam sem investigação há dez anos.

Rastro

Apesar de a mídia tentar “absolver”, o tucano por conta do seu nome não aparecer na lista, a investigação de Anastasia pode chegar em Furnas, e portanto, em Aécio.

No discurso para a mídia, Aécio tenta passar a ideia de que é mais inocente que os outros. Diz que será “imprescindível a análise dos fatos que ensejaram os procedimentos instaurados e, tão logo esse exame seja feito, tomar as medidas necessárias em relação aos nomes divulgados”.

Os tucanos dizem ainda que o nome de Anastasia “entrou de gaiato” na lista do Supremo Tribunal Federal (STF). “A opinião pública não entende o processo judicial, então ter o retratinho dele nos jornais já é uma punição irreversível. Ele nunca mais será o mesmo”, reclamou o deputado e presidente do diretório estadual do PSDB de Minas Gerais, Marcus Pestana, que manifestou a “indignação e perplexidade” do tucanato.

Inquérito de Anatasia já está aberto

A abertura de novos inquéritos e a quebra do sigilo dos procedimentos que investigam os citados na Operação Lava Jato já começaram. O ministro do STF, Teori Zavascki, já se manifestou sobre um inquérito aberto que apura o envolvimento de Anastasia. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na última terça-feira (3), pediu a separação do inquérito quando enviou ao Supremo a lista dos supostos envolvidos nos casos de corrupção na Petrobras.

O argumento de Janot para solicitar o “expediente específico exclusivamente” em relação a Anastasia é de que havia apuração conjunta também do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do ex-deputado Luiz Argôlo (SDD-BA). Já para Teori, como os citados são objeto de outras petições, o inquérito instaurado se dedicará somente à investigação de Anastasia.

Fontes apontam que até o momento, apenas Antonio Anastasia e Fernando Collor tiveram o inquérito instaurado. Os outros nomes estão em fase de instalação e diligência (ato preparatório para abrir o inquérito, já autorizado). Isso significa que as diligências apontam que os fatos apurados já são suficientes para a abertura do inquérito, enquanto que os demais listados ainda precisam de diligências.

Não era eu

Neste sábado (7), o senador Anastasia divulgou nota em que informa desconhecer Jayme (Careca), que afirma ter entregue dinheiro ao senador a mando do doleiro Youssef, que ele também diz não conhecer.

Anastasia afirma ser “absolutamente falsa” a alegação de que teria recebido valores em dinheiro de Jayme, a mando do doleiro. O senador lembra que Youssef negou, em depoimento, que tivesse encaminhado a ele qualquer valor.

A nota diz ainda que houve “reconhecimento precário” de uma fotografia em que a pessoa era “parecida” com ele.

Leia também
STF frustra golpistas: “Não há nada a investigar contra Dilma”
A mídia mente: não existe nada contra Dilma, mas existe contra Aécio

Da redação do Portal Vermelho, Dayane Santos, com informações de agências