INSS leva atendimento aos ribeirinhos do Pantanal

Populações ribeirinhas que habitam a calha do Rio Paraguai e são praticamente isoladas durante todo o ano serão beneficiadas com uma ação de cidadania a partir desta segunda-feira (9), com a participação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Só assim terão acesso mais fácil a benefícios previdenciários, documentos civis e ações de saúde.

Ribeirinhos do mato grosso e mato grosso do sul

Além do INSS, participam profissionais de saúde, Receita Federal e órgãos dos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, como Secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública e Cartório Eleitoral, por exemplo.

Segundo a chefe do Serviço de Benefícios da Gerência-Executiva do INSS em Campo Grande, Amanda Kuibida, a região pantaneira fica alagada mesmo em época de estiagem, o que dificulta a movimentação dos ribeirinhos em busca de direitos básicos.

A ação é coordenada pela Associação de Juízes Federais. Os técnicos partem no dia 9 de março da Base Naval da Marinha do Brasil em Ladário (MS), a bordo do navio Albatroz.

As primeiras localidades visitadas serão Jatobazinho (MS), entre os dias 11 e 12 de março, e Paraguai-Mirim (MS), nos dias 14 e 15. Logo após o Albatroz aporta em Barra do São Lourenço (MT), onde permanece nos dias 17 e 18 de março, e Santo Antônio das Lendas (MT), onde a população será atendida nos dias 22 e 23 de março.

Ação do INSS

Os servidores do INSS irão orientar a população da região a respeito dos seus direitos previdenciários e conceder benefícios a quem tem direito. O reconhecimento de direitos dos segurados será possível com a instalação de uma antena pelo Ministério das Comunicações, que conectará os microcomputadores via satélite.

Fonte: Blog da Previdência Social