Governo do Maranhão retoma atividades de Segurança Escolar em São Luís

 

Abandonadas no governo Roseana Sarney, as atividades de Segurança Escolar do Governo do Estado foram retomadas na gestão Flávio Dino. 

O Governo do Estado, por meio de parceria celebrada com a prefeitura de São Luís, através da secretaria municipal de educação,  retomaram uma parceriacom uma visita técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão em escolas municipais foi iniciada esta semana com a finalidade de atualizar os equipamentos de segurança das escolas e o projeto técnico contra incêndio e pânico dos prédios escolares com área superior a 300m².

Segundo o professor Geraldo Castro Sobrinho, secretário de educação do município, "o objetivo é oferecer condições cada vez mais seguras e adequadas para estudantes e professores durante o tempo de permanência nas nossas unidades de Educação Básica. Essa é uma ação estruturante seguindo a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de firmar as parcerias necessárias e atualizar todos os equipamentos de segurança essenciais de nossas escolas"

NECESSIDADES

O levantamento das necessidades de atualização dos equipamentos de segurança, como extintor, para-raios e itens de iluminação e sinalização foi iniciado esta semana nas escolas do polo Coroadinho. A aquisição de equipamentos será contrapartida da Semed. A ação também contemplará a realização de treinamento das equipes escolares sobre procedimentos de segurança contra incêndio e pânico, bem como na área de primeiros socorros.

Para o major Wellington de Araújo, comandante do Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, a realização da parceria proporcionará dois benefícios. "Em primeiro nível, será garantida a segurança das pessoas que frequentam as escolas. E, em segundo nível, também será garantida a segurança do prédio escolar que é um bem público", assinalou.

Até o momento, 14 escolas municipais do núcleo Coroadinho já receberam a visita do Corpo de Bombeiros, entre elas a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) João Lima Sobrinho. A gestora adjunta da escola, Luzinete Serejo Souza Mendes, elogiou a parceria. "O trabalho da equipe foi muito bom aqui na escola. O prédio foi vistoriado em várias áreas que dizem respeito à segurança, principalmente acerca de incêndio e pânico. A iniciativa foi excelente porque garantirá maior segurança a todos nós que estamos diariamente na escola", afirmou Luzinete Mendes.