Delegação brasileira planeja missão de solidariedade à Faixa de Gaza

Organizações do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM), reunidas em Hammamed, Tunísia, aprovaram a convocação de uma missão humanitária à Faixa de Gaza, território palestino ocupado e sitiado desde 2007. A missão – ainda na fase preparatória e de planejamento da entrada no território bloqueado por Israel e pelo Egito – deve ocorrer logo após o FSM, que decorre entre 24 e 28 de março, em Túnis.

Gaza - Dan Cohen / Mondoweiss

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz), também participará de ambos os eventos. O intuito da visita à Faixa de Gaza é levar a solidariedade internacional e a brasileira ao povo palestino, que foi vítima da terceira ofensiva militar israelense em cinco anos no final de 2014 e ainda vive as consequências da devastação e do massacre de cerca de 2.200 pessoas.

A data prevista para a realização da missão, cuja delegação brasileira inclui organizações não governamentais de direitos humanos, sindicais e parlamentares, entre outras entidades solidárias, é de 31 de março a 5 de abril. A proposta partiu das organizações brasileiras, como um gesto de solidariedade, ao encontro das pautas e campanhas históricas que norteiam o Fórum Social Mundial.

A crise humanitária na Faixa de Gaza tem sido objeto de preocupação das diversas organizações de direitos humanos. Devido a um cerco que já dura sete anos, mais da metade das crianças que ali vivem sofrem de anemia e 10% delas têm seu desenvolvimento prejudicado por desnutrição, assim como cerca de 50% das mulheres grávidas – impedidas ou limitadas em realizar o pré-natal.

Além disso, devido ao impedimento sistemático da entrada de materiais de construção, a devastação da infraestrutura mais básica e de milhares de lares ainda condiciona a sobrevivência. Mais de 100 mil palestinos encontram-se sem condições de retornar às suas casas, desde os recentes bombardeios, entre 8 de julho e 26 de agosto de 2014. A população de 1,8 milhão de pessoas no território mais densamente habitado do mundo fica sem energia por até 18 horas diárias e o esgoto corre a céu aberto. Durante o inverno naquele hemisfério, várias mortes foram relatadas devido à falta de abrigo contra o frio e enchentes. A Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) tem divulgado diversas campanhas em que apela por apoio para a realização dos seus trabalhos.

A missão a Gaza demonstra a preocupação do Brasil em contribuir para minimizar essa situação e promover um gesto simbólico de solidariedade aos palestinos que enfrentam cotidianamente essa realidade. A proposta é que a delegação brasileira leve ajuda essencial, incluindo produtos de higiene e outros itens que possam ser transportados.

A delegação brasileira solicitou suporte material e diplomático do governo brasileiro, que tem se manifestado contra a ocupação de territórios palestinos, reconheceu o Estado da Palestina e tem incrementado exponencialmente a ajuda humanitária aos palestinos, inclusive com o envio de toneladas de arroz para Gaza. Entretanto, a concretização da missão ainda depende da superação de um bloqueio fronteiriço que impede até mesmo palestinos com problemas graves de saúde de transitar. Mesmo assim, a missão recupera o sentido original do Fórum Social Mundial, de expressar in loco sua solidariedade e demonstrar que outro mundo é possível.

Fonte: Cebrapaz