Quinze mil pessoas de Mianmar são levadas para assentamentos na China

A China criou assentamentos temporários para realocar cerca de 14 mil habitantes fronteiriços de Mianmar que fugiram para a Província de Yunnan após conflitos armados na região de Kokang de Mianmar desde o início de fevereiro.

Bandeira da China

Os chineses também ofereceram alimentos, serviços médicos e de quarentena para os habitantes de Mianmar, informou um comunicado emitido na segunda-feira (2) pelo escritório do governo da cidade de Lincang, Província de Yunnan, sudoeste da China.

"Habitantes de Mianmar realizaram mais de 60 mil viagens entre a fronteira com a China por razões de segurança depois da ocasião dos conflitos armados", de acordo com o comunicado.

O governo municipal de Lincang intensificou a administração na região, ainda segundo o texto divulgado.

“Nenhuma organização ou indivíduo poderão usar território chinês para sabotar as relações entre a China e Mianmar e a estabilidade em áreas fronteiriças”, diz a nota.

“Não existem notícias sobre o envolvimento de cidadãos chineses nos conflitos armados de Kokang até o momento”, acrescentou.

O Exército Nacional de Aliança Doméstica de Mianmar (MNDAA) atacou vários postos avançados do governo na região de Kokang desde 9 de fevereiro.

Fonte: Agência Xinhua