Forças envolvidas em conflito líbio aprovam reinício das negociações

As duas partes envolvidas no conflito da Líbia aprovaram, nesta segunda-feira (2) o reinicio da negociação pacífica com a mediação do enviado especial da ONU.

Líbia

Bernardo Leon visitou, nesta semana, Tobruk, cidade no leste do país, e Tripoli, a capital do país, para encontrar com os líderes das forças religiosas e não religiosas, as duas principais partes envolvidas no conflito intensivo na Líbia. Depois do encontro com o representante da ONU, os dois lados aprovaram participar de uma negociação pacífica que será realizada em maio, em Marrocos.

As duas forças têm desenvolvidas vários conflitos em Tripoli e Benghazi desde julho do ano passado. Além disso, cada lado também organizou os seus próprios governos e parlamentos, causando a expansão dos confrontos em mais cidades do país.

Para resolver a crise da Líbia, as forças envolvidas no conflito têm realizado negociações durante os últimos meses. No entanto, nenhuma das reuniões, até agora, produziu um resultado positivo. Por conta disso, a ONU havia planejado desenvolver mais uma nova negociação no dia 26 de fevereiro, entretanto, devido à influência de um ataque de um carro-bomba, que causou a morte de 40 pessoas no leste da Líbia, as partes beligerantes desistiram de participar do encontro.

Fonte: Rádio China Internacional