Economia da China crescerá 7% no 1º trimestre

A economia da China deve crescer 7% no primeiro trimestre de 2015, segundo uma previsão feita pelo Centro de Informação do Estado, um instituto de pesquisa do governo, divulgada nesta segunda-feira (2).

Trabalhadora de banco da China

Uma desaceleração firme deve ocorrer para a economia do país, com o crescimento do investimento nos setores imobiliário e manufatureiro continuando desacelerando.

No primeiro trimestre, o investimento em ativos fixos deve crescer cerca de 14,3%, e em imóveis, 7%, segundo a estimativa.

O crescimento em consumo é estimado estável basicamente, em meio a crescentes rendas e preços descendentes de produtos no varejo.

O crescimento em exportações está acelerando graças à recuperação econômica global e às iniciativas estratégicas do "Cinturão e Rota" para promover o investimento da China no exterior e comércio exterior.

No entanto, a demanda de importações caiu devido ao fraco mercado doméstico.

O centro previu que no primeiro trimestre as exportações terão crescimento de cerca de 5%, enquanto as importações cairão 10%.

Diversos indicadores econômicos no início deste ano, como os dados de manufatura e comércio, apontaram para continuidade de fraqueza na economia do país, que cresceu 7,4% em 2014, a expansão anual mais fraca em 24 anos.

Fonte: Agência Xinhua