Após reunião, Cuba e Uruguai destacam boa relação entre os países

Os presidentes Raúl Castro, de Cuba, e Tabaré Vázquez, do Uruguai, destacaram, nesta segunda-feira (2), o excelente nível das relações bilaterais e dialogaram sobre assuntos regionais e multilaterais de interesse comum.

Tabaré Vazquez e Raúl Castro

 
O presidente cubano participou da cerimônia de posse do novo presidente uruguaio, com quem se reuniu na residência presidencial de Suárez, em Montevideo.

Depois da reunião, os presidentes emitiram um comunicado conjunto que afirma que o encontro permitirá "seguir avançando em uma agenda bilateral cada vez mais ampla e dinâmica".

Além disso, eles disseram que concordam com a importância e a necessidade de se aprofundar as relações comerciais entre ambos os países e avaliar as possibilidades de aumentar e promover investimentos mútuos ou conjuntos.

O comunicado ressalta que ambos propuseram a necessidade de fortalecer e ampliar os vínculos bilaterais, que "se baseiam em nexos históricos, fraternos e de solidariedade entre os povos cubano e uruguaio".

Depois de assinalar conquistas em matéria de cooperação mútua, identificaram "novos objetivos em formação e capacitação de recursos humanos, saúde, desenvolvimento social e ciência e tecnologia".

O comunicado, distribuído pela Secretaria de Comunicação da Presidência, informou que, depois do encontro, foi realizada uma reunião ampliada com vários ministros uruguaios e membros da delegação cubana.

Liderados pelo vice-presidente uruguaio, Raúl Sendic, participaram o chanceler Rodolfo Nin Novoa e os ministros Marina Arismendi, de Desenvolvimento Social; Carolina Cosse, de Indústria, Energia e Mineração; Jorge Basso, de Saúde Pública, e Tabaré Aguerre, de Pecuária, Agricultura e Pesca.

A comitiva oficial cubana esteve integrada por Ricardo Cabrisas, vice-presidente do Conselho de Ministros; Roberto Morales, ministro de Saúde Pública; e Antonio Carricarte, titular interino de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro; por Marcelino Medina, vice-primeiro-ministro de Relações Exteriores, e Mercedes Vicente, embaixadora de Cuba no Uruguai.

Fonte: Prensa Latina