Fórum do Gama realiza X Plenária de Participação Popular

O Fórum Comunitário e de Entidades do Gama realizou a sua X Plenária de Participação Popular

A comunidade do Gama ocupou o auditório do Centro de Línguas da cidade para participar da Plenária do Fórum na tarde deste sábado (28). A reunião teve duas inovações, a presença do poeta Paulo Avelino, conhecido como Paulindiolinda, declamando seus versos e de Jairo Mendonça, músico da cidade que interpretou a música de sua autoria, Canto Torto, que trata dos pontos culturais do Gama, como o Castelinho e Itapuã.
 
A pauta da reunião foi a implantação das comissões temáticas e territoriais e a eleição de seus presidentes. A proposta da Mesa Mediadora foi que fossem criadas 24 comissões, mediante adesão da plenária. A proposta causou uma pequena confusão e várias manifestações contrárias, porque a maioria das pessoas entenderam que as 24 comissões teriam que ser criadas no mesmo dia.
 
Após inúmeros e tensos debates acalorados, todos entenderam que só seriam criadas as comissões que recebessem adesão dos presentes. Entre as comissões permanentes, foram criadas as comissões de Atenção ao Idoso, de Obras, do Setor Norte, Meio Ambiente e Cultura. Também foi criada a primeira comissão temporária, que se propõe a debater as ocupações irregulares dos espaços públicos da cidade.
 
Foi aprovado pela plenária do Fórum que, para uma comissão permanente ser criada, seria necessário um mínimo de 3 inscrições e um máximo de 9, entretanto, 3 militantes do movimento cultural do Gama propuseram que a comissão de cultura ficasse "em aberto", para que eles pudessem articular com o grupo deles e trazê-los para a comissão. Além de representar uma espécie de "monopolitização" dos membros da comissão, por ser composta pessoas de um único segmento da cultura local, a proposta não foi aceita pela plenária porque o tema já havia sido aprovado.
 
CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI
Confira os principais trechos da reunião:

Do Gama

Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho