Grécia propõe projeto para reabrir televisão pública

O governo da Grécia anunciou nesta sexta-feira (27) que na próxima semana vai aparesentar um projeto de lei ao Parlamento grego para propor a reabertura da televisão pública ERT e recontratar os trabalhadores despedidos.

TV pública da Grécia - Cb24

Fontes oficiais do governo ofirmaram que o projeto será apresentado na quinta-feira (4) e a colocação dele em prática não representará gastos adicionais ao Estado. Desta maneira o Executivo grego cumpre com o acordo firmado com o Grupo do Euro, firmado na sexta-feira (20), onde o primeiro ministro, Alexis Tsipras, se comprometeu em não fazer nenhum tipo de ação que traga gastos adicionais sem coordená-los com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

O governo da Grécia anunciou também que se comprometerá com um funcionamento democrático e plural do mecanismo público. Há duas semanas o ministro da presidência do Govero, Nikos Pappás, anunciou que em um mês a Grécia reativaria a TV pública ERT, sem diferenças salariais, como acontecia no modelo anterior.

“Queremos fazer um novo começo sobre a base da igualdade de tratamento a todos os trabalhadors, sem criar aristocracias. Nosso objetivo é criar uma ERT moderna, competitiva, democrática e plural”, destacou.

Contexto

Em 11 de junho de 2013 a ERT foi fechada pelo governo de Antonis Samarás, com o argumento de que era inviável economicamente. Mais de 2.600 trabalhadores ficaram sem emprego. Muitos deles ocuparam as instalações e continuaram as transmissões, mas em novembro do mesmo ano foram despejados pela polícia.

Estas medidas desencaderam uma crise humanitária sem precedentes. Porém, a situação impulsionou uma mudança política e o governo passou da mão dos conservadores para o partido Syriza, liderado por Alexis Tsipras, que ganhou as eleições parlamentares com 36,2% dos votos.

Fonte: Telesur