Monumentos ganham cor azul em homenagem aos 450 anos do Rio

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, celebrados no domingo (1º/3), a Rioluz fez uma homenagem especial à cidade em 42 logradouros, prédios públicos e monumentos. Neste dia, e durante todo o mês, poderão ser vistos com iluminação azul. 

Rio

Estão sendo iluminados os seguintes monumentos: Cristo Redentor (Corcovado), aos Pracinhas (Aterro do Flamengo), Estácio de Sá (Aterro do Flamengo), Marechal Deodoro da Fonseca (Glória), Noel Rosa (Vila Isabel), São Sebastião (Glória), Pedro Álvares Cabral (Glória), Dom João VI (Praça XV), Dom Pedro I (Praça Tiradentes), Princesa Isabel (Copacabana), São Cristovão (Via Dutra) e Francisco Pereira Passos (Praça Pio X – Centro).

Também estarão em azul a Murada do Forte de Copacabana, as fachadas da Câmara Municipal do Rio (Cinelândia), Palácio do Catete e Museu da República (Catete), Palácio da Cidade e Comitê Rio 450 (Botafogo), Palácio Rio 450 (Oswaldo Cruz), Arquivo-Geral da Cidade (Cidade Nova), sede da Legião da Boa Vontade (Del Castilho) Arco da Praça da Apoteose (Centro), Museu de Arte Moderna (Parque do Flamengo), Theatro Municipal (Cinelândia), Ladeira da Misericórdia (Centro), Arcos da Lapa, fachada do Túnel Novo e estátua do Deus grego Eros (Botafogo) , Parque dos Atletas e Cidade das Artes (Barra da Tijuca), Coreto da Praça Seca, Chafariz do Canhão (Campo Grande), Chafariz da Praça das Nações Unidas (Bonsucesso) e o Chafariz da Ilha do Governador.

Também serão iluminadas, além das catedrais Metropolitana e Presbiteriana do Rio, as igrejas da Penha (Penha), Candelária (Centro), São João Batista da Lagoa e Santa Teresinha do Menino Jesus (Botafogo), Nossa Senhora da Penna (Jacarepaguá), Sagrada Família (Ilha do Governador) e São Francisco de Paula (Barra da Tijuca).

Programação especial

A Prefeitura do Rio preparou uma ampla programação para comemorar os 450 anos do Rio de Janeiro, com shows, teatro, exposições e passeios guiados que vão reverenciar a trajetória da cidade ao longo desses 450 anos.

Neste domingo (1º/3, dia do aniversário, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realizará a 1ª Maratona Cultural Carioca, que terá como grande atração a apresentação gratuita de “S’imbora , o musical – a história de Wilson Simonal” que retrata a biografia do artista, às 18h, no Teatro Municipal Carlos Gomes. As senhas serão distribuídas a partir das 14h30, com limitação de um ingresso por pessoa.

Entre os espetáculos da 1ª Maratona Cultural Carioca, destaque para o musical “Lapinha”, estrelado por Isabel Fillardis, no Imperator, no Méier, e o show de Fafá de Belém, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. Espetáculos teatrais consagrados como “Calango Deu” e “O Dia Em Que Sam Morreu”, da Armazém Companhia de Teatro, também fazem parte da programação.
Para as crianças, a agenda inclui o espetáculo gratuito “Epopeia da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, que a CompanhiaTriângulo de Teatro de Bonecos & Atores leva ao Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho, no Aterro do Flamengo.

A Maratona Cultural Carioca tem mais de 70 eventos, e as comemorações dos 450 anos do Rio prosseguem até março de 2016.

Fonte: Correio do Brasil