Mídia cumpre papel perverso no caso da Petrobras, diz Nepomuceno

'Todos juntos em defesa da Petrobras', essa foi a palavra de ordem gritada pelos participantes do ato em defesa da estatal, realizado nesta terça-feira (24), na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que reuniu intelectuais, jornalistas, lideranças sindicais, estudantis e de movimentos sociais. Entre as personalidades, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que avisou: "quero paz e democracia e eles querem guerra, eu sei lutar também".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho com informações da RBA

Mídia cumpre papel perverso no caso da Petrobras

Durante comentário à Rádio RBA, Erik Nepomuceno, escritor e colunista, estava presente no ato na ABI e fez duras críticas aos ataques. Ele avisou que, "de maneira brutal, assistimos a uma tentativa de debilitar a Petrobras, de maneira a favorecer o capital estrangeiro".

Ele também disparou contra a mídia conservadora sobre cobertura do caso da Petrobras: "Mídia cumpre papel perverso, no qual qualquer denúncia vira prova e qualquer declaração vira verdade. A noção de ética e equilibrio desapareceu, o que há é uma espécie de tribunismo, negocismo".

Ele destaca que defender a Petrobras significa defender o Brasil. "Se o capital estrangeiro vier para o Brasil, do jeito que estão lutando para que venha, quem perder é o país não é a Petrobras. Serão 200 milhões de perdedores".

Nepomuceno ainda afirmou que ""não há interesse por tras da conbertura da mídia, eles estão bem claros. Há um forte interesse de se mudar os marcos legais que regem o petróleo, para atingir a Petrobras". E acrescentou que "a defesa da Petrobras não se refere apenas aos desvios locais e que devem ser investigados, antes disso, refere-se à defesa de uma empresa [estatal] estratégica para o Brasil".

Veja também:
Lula: Quero paz e democracia e eles querem guerra, eu sei lutar também
Ex-presidente da Petrobras denuncia golpe da mídia conservadora