África e Brasil podem ganhar Oscar na disputa deste ano 

África e Brasil têm chances de conquistar pelo menos uma estatueta, cada, na premiação do Oscar 2015 neste fim de semana. O longa-metragem do cineasta mauritano Abderrahmane Sissako “Timbuktu” concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Já a produção franco-brasileira “O sal da terra” concorre na categoria de Melhor Documentário e reacende as esperanças dos brasileiros de conquistarem uma estatueta. 

África e Brasil podem ganhar Oscar na disputa deste ano

“O Sal da Terra” retrata a carreira do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado que tem uma forte ligação com a África, continente por onde viajou diversas vezes. “Se não fosse brasileiro, ele certamente seria um fotógrafo africano”, disse um dos diretores do filme e filho do fotógrafo, Juliano Salgado.

A última aparição do Brasil no Oscar foi em 2012 quando a música “Real in Rio” de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes concorreu ao título de Melhor Canção Original pelo filme “Rio”. Antes dele, em 2010, o documentário anglo-brasileiro “Lixo Extraordinário” foi indicado para a categoria de Melhor Documentário. A última vez que o país esteve entre os indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro foi em 1999, com “Central do Brasil”.

O documentário sobre Salgado — coproduzido em parceria com o cineasta alemão Wim Wenders — concorreu a seis premiações e venceu quatro, entre eles o prêmio Um Certain Regard do júri especial do Festival de Cannes em 2014.

Já o africano “Timbuktu” (foto) foi indicado 15 vezes e conquistou sete prêmios, três deles em Cannes — Palma de Ouro, François Chalais e o Prêmio do Júri Ecumênico — também no último ano.

A 87ª edição do Oscar 2015 — considerado um das maiores premiações do cinema mundial — acontece neste domingo (22) em Los Angeles, Estados Unidos. A premiação será televisionada para 225 países e territórios espalhados pelo mundo.

Do Portal Vermelho, com agências