Governo Alckmin fora dos trilhos

No dia 19 de fevereiro de 2015, uma quinta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decretou o fim do prazo para retomar os trabalhos na linha 4 do metrô. Com isso, as entregas das estações previstas para este ano ficarão para 2016.

Alckmin promete 30 Km de metrô e entrega 14 Km

Isso é mais um sinal da falta de planejamento do governo tucano que afirmou, durante a sua reeleição para o governo do Estado, ter total controle do cronograma de entregas das estações de metrô.

O governador Geraldo Alckmin inicia 2015 desconstruindo o discurso que fez durante a campanha de reeleição para o governo de São Paulo. Como já fizera em 2010, quando afirmou que construiria 30 km de metrô, mas cumpriu apenas a metade desta meta até o fim do seu mandato, em 2014. Como mostra o vídeo feito pela TV Estadão, em 2014.

Essa prática não se resume ao metrô. Durante a campanha eleitoral, Alckmin afirmou que não haveria rodízio de abastecimento de água no Estado. Mas a falta de planejamento hídrico é patente, e o rodízio – que já acontecia clandestinamente na periferia – já é uma realidade em vários lugares do Estado.

O Governo joga o problema do atraso para o consórcio Isolux-Corsán-Corviam. O consórcio joga o problema para o Metrô, que segundo as empresas, seria o responsável pelo atraso, pois ele demora na entrega dos projetos executivos para regularizar as obras e serviços da linha 4. O Governador nega.

Com a rescisão do contrato, novos consórcios poderão ser escolhidos até o final de ano, retomando as obras em 2016. Esta decisão implicará em aumento dos prazos de entrega das estações. Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire, previstos para este ano, ficarão para 2016; São Paulo-Morumbi para 2018; e Vila Sônia, que ainda está em fase inicial das obras, sequer tem uma estimativa de prazo final.

Enquanto isso, funcionários da empresa Isolux afirmam que não estão trabalhando, apenas batendo o ponto e que os equipamentos de trabalho estão enferrujando. Um descaso em que o único prejudicado é população.

Essa é a forma dos tucanos governarem o Estado mais importante da Federação. Descaso nos transportes sobre os trilhos, tanto no metrô como nos trens, falta de planejamento no abastecimento hídrico, uma polícia repressiva e o povo paulista alijado das políticas públicas.

Vandré Fernandes – Secretário de Comunicação do PCdoB do Estado de São Paulo.