Cuba ampliará colaboração na África do Sul no setor da construção

A colaboração cubana no setor da construção civil avança rápido e deve ser duplicada ainda neste ano na África do Sul, afirmou nesta quarta-feira (18) o engenheiro Luis Cantero, coordenador nacional do escritório da União de Empresas do Caribe (Uneca).

Bandeira de Cuba - Reprodução

Atualmente prestam serviços no país africano "ao redor de 30 engenheiros e arquitetos distribuídos em quatro províncias das nove que formam o país (Mpumalanga, Free State, Western Cape e Limpopo)", disse Cantero.

Por exemplo, em Western Cape, especificamente em Cape Town, há nove especialistas que devem concluir as atividades em 2015. "Durante os quatro anos aqui foi realizada a construção de moradias para os setores mais pobres".

"Similar trabalho é realizado pelos que se encontram em Mpumalanga, Limpopo e em Free State, cujas autoridades viajaram há pouco a Cuba", disse.

Ele explicou que o governo de Free State – onde há oito engenheiros da ilha em inspeção às obras -, "contrataram para o próximo ano fiscal da África do Sul (que começa em abril) outros 40 engenheiros, civis, que se destinarão às 20 cidades desse território".

"Os futuros colaboradores reforçarão o trabalho na base, o controle das construções e a qualidade'', dimensionou Cantero.

O coordenador do escritório da Uneca assegurou que os engenheiros e arquitetos cubanos gozam de um alto prestígio dentro do povo sul-africano e entre os governos provinciais e municipais.

Além dos conhecimentos técnicos e a forma com a qual se vinculam com as comunidades, reconhecem muito a maneira em que transmitem suas habilidades e experiências a construtores na base e à população.

"Tudo isso tem feito que ganhem o respeito e a admiração entre os sul-africanos", concluiu Cantero.

Fonte: Prensa Latina