Terremoto de 5,7 graus atinge Nordeste do Japão

Um terremoto de magnitude de 5,7 na escala Richter foi registrado nesta terça-feira (17) no Nordeste do Japão – mesma região que, horas antes, foi atingida por um tremor de magnitude 6,9. A Agência Meteorológica do Japão informou que o terremoto, registrado durante a madrugada, teve seu epicentro muito próximo da costa da província de Iwate.

Terremoto de 5,7 graus atinge Nordeste do Japão

Apesar da magnitude, não foi emitido um alerta de tsunami, ao contrário do que ocorreu na sequência do primeiro abalo. Segundo a imprensa local, o tsunami não provocou danos nem deixou vítimas. Uma onda de 10 centímetros foi detectada na costa de Miyako, prvíncia de Iwate, logo no início da manhã, depois que de a agência meteorológica japonesa ter emitido um alerta para tsunami com ondas de até 1 metro de altura.

O Japão está situado no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e é atingido por terremotos com certa frequência.

No dia 11 de março de 2011, um tremor de magnitude 9 na escala Richter, seguido de um devastador tsunami, deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e danificou a central de Fukushima. O episódio foi considerado o pior desastre nuclear desde Chernobil (Ucrânia), em 1986.

Fonte: Agência Lusa