Celso Amorim: "Há uma obsessão na mídia por denegrir o Brasil"

Em entrevista ao El Pais, publicada neste domingo (15), o ex-chanceler Celso Amorim faz uma reflexão sobre a imprensa brasileira: “Há uma obsessão pelo autodenegrimento, deve ser uma coisa da psicologia coletiva, que eu acho que se acentuou com um governo popular, que não é de elite, mas não é só com ele, não”.

Celso Amorim - ABC.py

As declarações ocorreram às vésperas do lançamento de seu livro: "Teerã, Ramalá e Doha – Memórias da política externa ativa e altiva".

Amorim ainda afirmou ue a mídia tem uma influência ruim na opinião pública. “As pessoas às vezes fazem perguntas estapafúrdias de quem nunca entendeu nada porque só leu a mídia brasileira. Não estou falando uma coisa da minha cabeça”, garante.

Segundo Amorim, em conversa com um embaixador estrangeiro, após sua saída da Defesa, ele fez um comentário: "Nunca estive num país em que a mídia fosse tão unanimemente contra o governo quanto é no Brasil".

Mais ataques

Para deixar claro a investida da mídia conservadora, o ex-chanceler citou como exemplo o episódio da Vaca Louca no Canadá, logo apos o impasse entre a Bombardier e a Embraer.

"Claro que eles negaram até à morte que houvesse ligação entre as duas coisas, mas, para mim, tinha, e eles não tinham fundamento na questão da Vaca Louca. Eu convoquei uma reunião de um dos comitês fitossanitários que tem lá na OMC e era uma coisa fora do comum que um embaixador fosse a esse tipo de reunião mais técnica. Cinco ou seis países apoiaram o Brasil e o Canadá, exclusivamente, criticou o Brasil. Manchete no outro dia num dos grandes jornais: ‘Brasil é criticado na OMC’. Isso era na época do Fernando Henrique".

Da Redação do Portal Vermelho
Com informações do El Pais