Premiês de China e Grécia debatem cooperação bilateral

O premiê chinês Li Keqiang e o primeiro-ministro da Grécia Alexis Tsipras prometeram na quarta-feira (11) promover os laços amistosos e a cooperação de benefício mútuo durante uma conversa por telefone.

Alexis Tsipras

Li disse que a China valoriza a amizade bilateral e continua expandindo uma cooperação pragmática com a Grécia. Ele espera que ambos os lados continuem sendo parceiros iguais para realizar benefício mútuo e serem reciprocamente beneficiados, a fim de elevar os laços bilaterais para um nível mais alto.

De sua parte, Tsipras disse que o governo da Grécia também irá priorizar as relações com a China e espera mais investimentos chineses em seu país.

Prometendo que não mudará a natureza dos projetos existentes de cooperação com a China, Tsipras assinalou que a Grécia está confiante de que, junto com a China, as relações amistosas e cooperativas entre os dois países alcançarão progressos.

Li disse que desde que a Grécia reafirmou as boas-vindas aos investimentos chineses e prometeu implementar os existentes acordos bilaterais, isso deve oferecer melhor garantia legítimas às companhias chinesas operadas na Grécia.

O projeto de Porto de Piraeus, uma cooperação bem sucedida entre a China e a Grécia, não apenas promove o emprego local, direitos e interesses dos trabalhadores, mas também a preservação e melhoria de seus condições de trabalho, sublinhou Li, esperando que os dois lados mantenham seus compromissos.

A China está disposta a trabalhar com a Grécia para desenvolver o porto para o padrão primeira-classe no Mar Mediterrâneo e um importante centro regional, que pode desempenhar um papel chave na construção de uma passagem expressas entre a terra e o mar ligando a China e a Europa e promover a interconectividade entre a Ásia e a Europa, indicou o premiê chinês.

Em resposta, Tsipras disse que a Grécia, em uma fase vital de revivificação e desenvolvimento da economia nacional, necessita o apoio e ajuda da China. A Grécia está disposta a fortalecer a colaboração marítima e de remessa com a China e conduzir a cooperação mutuamente benéfica nas áreas tais como infraestrutura e finanças, acrescentou.

O projeto de Piraeus com o gigante de transporte chinês Cosco é crucial para o desenvolvimento econômico da Grécia, disse. Como um projeto piloto da cooperação Grécia-China, Atenas dará mais importância e mais apoios ao projeto, prometeu Tsipras.

Fonte: Xinhua