Guarani é incorporado em universidades do Brasil, Paraguai e Argentina

O ensino da língua guarani, idioma oficial no Paraguai junto com o espanhol, foi incorporado ao currículo de estudos de universidades no Paraguai, na Argentina e no Brasil, segundo informou nesta quinta-feira (12) a Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL).

Aula de Guarani na Unila - Unila

O guarani será cursado como matéria acadêmica na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Assunção (UNA), onde também será realizada uma oficina de expressão oral na língua, segundo o comunicado da SPL.

A iniciativa se junta ao ensino de guarani no curso de Medicina, impulsionado desde junho do ano passado para "implementar o ensino da língua materna entre os estudantes universitários e como futura ferramenta de comunicação dos médicos com os pacientes".

A Universidade da Patagônia, na cidade argentina de Comodoro Rivadavia, inclui um programa teórico e prático de introdução à língua guarani em meio aos estudos da Cátedra Livre de Povos Originais.

Além disso, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), também oferece a disciplina de língua guarani dentro da grade da licenciatura em Letras.

O idioma foi incorporado pela primeira vez ao ensino superior em 1994, através da Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai.

Mais de 90% dos paraguaios é bilíngue e 57% da população só se comunicam em guarani, segundo números oficiais. Além do Paraguai, algumas regiões na Bolívia, na Argentina e no Brasil falam o idioma.

Fonte: RBA