China planeja zona de turismo na fronteira com a Rússia e a RPDC

A China está planejando uma zona de turismo internacional na área de sua fronteira nordestina com a Rússia e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

Bandeira da China

A área turística internacional do Delta do Rio Tumen abrangerá partes da cidade chinesa de Hunchun, assim como um terreno de 10 quilômetros quadrados cada da Rússia e da RPDC, disse o governo da Província de Jilin da China. As três partes construirão conjuntamente as infraestruturas do turismo.

Na atual sessão anual do órgão legislativo provincial, Jiang Chaoliang, governador de Jilin, disse que a província elaborará um plano para a área de turismo este ano e explorará um modelo de administração que envolverá as três partes.

A iniciativa foi proposta pela prefeitura de Hunchun em 2013 e atraiu o interesse das autoridades das áreas fronteiriças da Rússia e da RPDC.

Os visitantes podem entrar na zona de turismo sem vistos e fazer compras em lojas de duty-free, segundo os funcionários.

"No decorrer do tempo, a República da Coreia, o Japão e a Mongólia participarão do programa mediante autoestradas, ferrovias e rotas aéreas", disse Zhao Xiaojun, diretor da Administração Provincial de Turismo de Jilin.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP, em inglês) lançou em 1995 a Grande Iniciativa Tumen, que presta um fórum multilateral para seus países membros aproveitarem as oportunidades econômicas potenciais.

Fonte: Xinhua