Pepe: Ajustes são medidas de curto prazo para equilibrar as contas

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, disse nesta quinta-feira (12) que os ajustes propostos pelo governo são medidas de curto prazo e necessárias para equilibrar as contas públicas.

Pepe Vargas ministro da Secretaria de Relações Institucionais

“Precisamos fazer o ajuste. É no primeiro ano de governo que se faz esse ajuste. Precisamos da contribuição de todos dentro do governo e precisamos deixar claro aos nossos parceiros – municípios e estados – que esse ajuste tem como objetivo justamente equilibrar o nosso processo fiscal para que, no próximo período, a gente possa dar continuidade ao projeto de desenvolvimento econômico e social do país, dando continuidade a todas as políticas públicas que a gente vem desenvolvendo”, defendeu o ministro.

Pepe participou da abertura da reunião do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos, com servidores dos ministérios que fazem a interlocução entre o governo federal, estados e municípios.

Ao comentar as Medidas Provisórias 664 e 665, criticadas pelas centrais sindicais por alterar a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas, Pepe voltou a dizer que as novas regras não retiram direitos de trabalhadores.

“Não temos nenhum objetivo de recuar, de retirar direitos, pelo contrário, mesmo que eventualmente tenhamos que fazer determinadas correções em alguns benefícios que são direitos do povo brasileiro”, ressaltou o ministro. Segundo Pepe Vargas, as mudanças no seguro-desemprego, no seguro-defeso, no abono salarial e nas pensões são “correções para eliminar distorções e para garantir esse direito para o povo brasileiro ao longo do tempo”.

Fonte: Agência Brasil