Cardozo: Oposição não aceita resultado das urnas e busca 3º turno

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, criticou o golpismo da oposição e acusou o PSDB de usar fatos da Operação Lava Jato para “apagar o passado e criar um clima passional no país” contra a presidente Dilma Rousseff.

José Eduardo Cardozo

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, ele afirma que, aqueles que defendem o impeachment “têm motivação política e problema psicológico, por não aceitarem o resultado das urnas” e “querem o terceiro turno”.

Ele destaca ainda que o esquema de desvios na Petrobras começou na era FHC: “Os depoimentos da Lava Jato mostram que a corrupção na Petrobras começa muito antes do governo Lula, infelizmente. Segundo depoimento de um dos delatores, começa em 1997. No entanto, ninguém fala – e nem poderia falar – que Fernando Henrique Cardoso foi conivente ou estava envolvido naqueles fatos”.

Cardozo enfatizou que os governos Lula e Dilma promoveram avanços importantes no combate à corrupção. “Se não tivéssemos tomado as medidas que tomamos desde o governo do presidente Lula e durante o governo da presidente Dilma, nós não teríamos hoje a investigação no padrão que temos”, enfatizou.

Para o ministro, existe a tentativa de algumas lideranças de criar um clima de revanche eleitoral. “Fico espantado ao ver pessoas que, embora sem tomar as medidas necessárias para que a corrupção fosse investigada, tentem hoje, subitamente, apagar o passado, colocar o problema no presente e criar um clima passional que contradiz com o espírito democrático que sempre tiveram”.

Com informações de agências