Vanessa: governo não é responsável por atraso de obras em Manaus 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) considerou injusta a declaração do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, de que as obras de mobilidade da capital não saíram do papel porque o governo federal não liberou o dinheiro que havia prometido para a execução do projeto do BRT, que é o transporte por ônibus. 

Vanessa: governo não é responsável por atraso de obras em Manaus - Agência Senado

Segundo Vanessa Grazziotin, o dinheiro está disponível e só não foi liberado por falhas no projeto da obra e por ilegalidade no edital de licitação, sob a responsabilidade da Prefeitura de Manaus.

“O dinheiro estava todo na conta, disponível para a Prefeitura de Manaus, e não foi utilizado. Até agora a obra não começou porque os ajustes não foram feitos”, afirmou a senadora.

A senadora explicou que as obras do BRT e do monotrilho estavam na matriz das obras de mobilidade urbana das cidades que sediavam jogos da Copa do Mundo de 2014. O monotrilho circularia pelo centro de Manaus e seria integrado ao sistema BRT.

Devido a irregularidades nos projetos e nos editais, foram retiradas dessa matriz. A do monotrilho foi descartada, mas a do BRT, que era de responsabilidade da Prefeitura de Manaus, foi incluída no PAC 2.

Com isso, contaria com recursos federais, cabendo à prefeitura fazer a licitação e executar a obra, explicou a senadora, lamentando que a população de Manaus, por causa disso, continue sofrendo com ônibus lotados e com um sistema que não oferece conforto aos usuários.

Fonte: Agência Senado