Financiamento social da China aumenta 14,3% em 2014

O financiamento social total da China cresceu a 123 trilhões de iuanes (US$ 20 trilhões) no fim de 2014, um aumento anual de 14,3%, mostraram na terça-feira (10) novos dados do banco central.

Yuan

É a primeira vez que o Banco Popular da China (BPC) publicou essa nova medida de liquidez, após a divulgação dos dados de financiamento social de incremento em 2011.

O financiamento social, medida ampla de oferta monetária, refere-se a todo o dinheiro emprestado de instituições financeiras a indivíduos e empresas não financeiras, junto com fundos totais arrecadados do mercado de capital.

“Em comparação com a medida anterior, o novo indicador é mais estável e ajudará analistas a identificar tendências e estruturas gerais”, disse Zeng Gang, da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

“Também refletirá melhor a relação entre as finanças e a economia real”, acrescentou.

O financiamento social da China era equivalente a 193% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2014, mais de oito vezes o valor em 2002, com um crescimento médio anual de 19,3%.

Os empréstimos denominados em iuane aumentaram 13,6% ante o ano anterior, a 81,4 trilhões de iuanes, quase dois terços do financiamento social total.

Um funcionário do BPC disse que a nova medida apresentou uma proporção em queda dos empréstimos em iuane, crescimento rápido da arrecadação de fundos diretos e apoio crescente para a economia real.

O funcionário informou que o indicador incentivará o financiamento direto de baixo risco e ajudará a fazer a regulação macroeconômica mais eficaz e específica.

Fonte: Agência Xinhua