Brasil realiza primeira reunião do Brics sobre assuntos demográficos

Ministros do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) iniciam, nesta terça-feira (10), em Brasília, uma reunião para discutir e adotar medidas conjuntas tendo em vista enfrentar problemas de demografia.

brics

A reunião será realizada na sede da chancelaria (Palácio do Itamaraty) e tem como objetivo discutir e definir uma estratégia conjunta na temática de população e desenvolvimento, assinalou um porta-voz do ministério brasileiro de Relações Exteriores.

“Mortalidade materna, doenças de transmissão sexual, envelhecimento e a migração rural-urbana são temas a tratar durante este encontro”, indicou a fonte.

Além da reunião de titulares se realizará também o 2º Seminário de Funcionários e Peritos em Assuntos Demográficos do Brics.

O evento dá cumprimento ao Plano de Ação aprovado na VI Reunião de Cúpula do Brics, realizada em julho do ano passado, na cidade de Fortaleza, e dá continuidade ao seminário efetuado em março, na África do Sul.

Este encontro insere-se em um contexto de debates internacionais mais amplos sobre a temática de população e desenvolvimento, que tem como marco fundamental as celebrações dos 20 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) das Nações Unidas, realizada em 2014, no Cairo, Egito.

A reunião, que será concluída na sexta-feira (13) com a adoção de um plano de trabalho conjunto, será presidida pelo secretário brasileiro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e contará com a presença de ministros das áreas sociais e de serviços.

Fonte: Prensa Latina