Senador alerta para aumento da intolerância e do preconceito 

Indicado pelo PT para presidir a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado — cargo que já ocupou nos biênios 2007-2008 e 2011-2012 — o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o mundo vive um cenário de agravamento das violações dos direitos humanos. De acordo com o senador, a intolerância e o ódio às diferenças marcaram o ano de 2014. 

Senador alerta para aumento da intolerância e do preconceito - Agência Senado

Segundo Paim, no Brasil, em especial, foram revelados rancores até então imprevistos, inclusive durante os debates eleitorais.

“Não faltaram doses significativas de preconceito, racismo, sexismo, xenofobia, homofobia, bairrismo e o mais tacanho elitismo”, disse o senador, referindo-se a manifestações de alguns candidatos e a debates nas redes sociais.

Paim destacou importantes iniciativas que o Senado tomou para ajudar a combater casos de violações de direitos humanos. Ele citou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as razões da violência a que estão submetidos os jovens negros. E a promulgação da Emenda Constitucional que prevê a expropriação de imóveis rurais ou urbanos em que se verifique a prática de trabalho escravo.

Chacina de Unaí

Em discurso no plenário do Senado, Paim reforçou o pedido feito pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho para que o Supremo Tribunal Federal (STF) defina o fórum de julgamento dos acusados da chacina de Unaí. O assassinato de quatro servidores numa emboscada, enquanto atuavam no combate ao trabalho escravo, completou 11 anos em janeiro e segue sem punição aos mandantes.

Além de pedir que o STF retome o julgamento dos recursos dos mandantes do crime – os irmãos Antério e Norberto Mânica – e que o julgamento seja realizado em Belo Horizonte e não em Unaí como pretendem os mandantes do crime, o senador defendeu o fortalecimento da fiscalização do trabalho escravo e a manutenção da lista suja – bandeiras defendidas pelo sindicato nacional e os fiscais do trabalho.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado