Esquerda europeia convoca manifestações em apoio a novo governo grego

O líder do Partido da Esquerda Europeia, Pierre Laurent, fez nesta sábado (7) um chamamento pela realização de uma jornada de mobilizações em apoio ao governo do novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e contra a austeridade.

Um comunicado de Laurent assinala que as manifestações estão convocadas para o período de 11 a 17 deste mês para rechaçar as políticas de ajustes aplicadas por governos europeus.

A Grécia necessita urgentemente de nossa solidariedade, diz o documento. Os próximos dias são cruciais, assinala o dirigente do Partido da Esquerda Europeia, referindo-se às propostas do novo primeiro-ministro grego.

“Mediante a aplicação de seu programa de recuperação econômica e social, assim como a restauração democrática, o novo governo pode mudar a Grécia e, conosco, mudar as regras na Europa”, afirma o dirigente.

A troica – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu -, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, os liberais e o poder financeiro sabem disso, razão pela qual querem fechar essa brecha que se abre na Europa, denuncia Laurent.

De acordo com ele, é por isso que o Banco Central Europeu decidiu mudar o sistema de garantias de empréstimos dos bancos gregos. Estão tratando de semear o pânico, adverte o dirigente do Partido da Esquerda Europeia.

Laurent assegura que frente à boa vontade e aos esforços de negociação feitos pelo governo de Tsipras, isto é um ataque contra todos os povos europeus e contra a democracia.

O comunicado do Partido da Esquerda Europeia afirma que os cidadãos europeus devem exercer pressão sobre seus governos para que se respeite o voto dos gregos, para mudar as regras impostas pelo Banco Central Europeu e a troica e deixar a Grécia respirar.

Chamo todas as forças que rechaçam a austeridade e a chantagem da dívida para aumentar a pressão popular, nos diferentes países da União Europeia , afirma Laurent. Nossas ações de solidariedade, explica, devem multiplicar-se em toda a Europa.

Com Prensa Latina