Secretaria lança campanha pelo fim da violência no carnaval

O Disque 100, serviço de recebimento de denúncias da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), registrou 91.342 denúncias sobre violação de direitos de crianças e adolescentes em 2014, com o relato principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.

Bloco de carnaval - Reprodução

O balançofoi divulgado nesta sexta-feira (6) pela ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti, no lançamento da Campanha de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, em parceria com o Ministério do Turismo.

Com o tema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a divulgação nacional será realizada entre os dias 9 e 22 de fevereiro.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.

Disque 100

o registro de 91.342 denúncias em 2014 representa uma redução de 26,38% do total registrado no ano anterior, quando foram contabilizadas mais de 120 mil denúncias.

Apesar do resultado, não é possível afirmar que houve uma diminuição da violência, pois o Disque 100 é somente um canal importante para registro de denúncias e prestação de informações sobre direitos humanos.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Humano