Falcão: Oposição quer CPI da Petrobras, mas não investiga trensalão

O presidente do PT, Rui Falcão, comentou as manobras da oposição para instalação de CPI’s no Congresso, afirmando que é "direito da oposição propor quantas CPI’s entender”, entretanto, o mesmo não acontece com a investigação do trensalão em São Paulo.

Rui Falcão - Agência O Globo

“O que não acontece em São Paulo, onde não se instalam CPI’s porque o PSDB, que tem o controle da maioria da Assembleia, nunca permitiu investigar, como o caso da Alstom e do trensalão”, salientou.

Segundo Falcão, o que havia para ser investigado no caso de corrupção na Petrobras, está sendo apurado pelo Ministério Público, Polícia Federal, e Justiça Federal, por meio da atuação do juiz Sérgio Moro, na Operação Lava Jato.

Falcão afirma que por parte do PT não haverá qualquer retaliação por conta da eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a Presidência da Câmara. “Diferente daqueles que no plano federal querem fazer um terceiro tempo, nós reconhecemos a eleição do presidente e dos membros da mesa e vamos trabalhar com eles. Nós vamos ter uma atuação de bancada presente, como sempre fomos”, disse.

Parecer golpista

Ele também falou sobre o parecer encomendado pelo advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, José de Oliveira Costa, que sugere a hipótese de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, trata-se de um parecer “encomendado” que não passa de uma “tese”.

“Não vejo nem base jurídica, nem base política. Essas tentativas ensaiadas, que flertam com o golpismo, eu não levo a sério. A população brasileira está muito firme com o propósito da democracia, da participação cada vez maior”, afirmou.


Leia também

Lideranças afirmam que mudanças na Petrobras fortalecem estatal
CPI da Petrobras é instrumento do terceiro turno
Com informações de agências