Pedro Bigardi lança a tarifa social em Jundiaí

Cumprindo uma promessa de campanha, Pedro Bigardi anunciou a tarifa social e a maior renovação de frota do país. 

tarifa

A maior renovação de frota de ônibus da cidade foi anunciada pelo prefeito Pedro Bigardi, acompanhado do secretário de Transportes, Wilson Folgozi, nesta quinta-feira (29), no Paço Municipal. Dos 68 novos ônibus que estarão circulando até março deste ano, 20 foram apresentados nesta manhã. A novidade faz parte do pacote de mobilidade urbana, que inclui a tarifa social a R$1 no primeiro e terceiro domingo de cada mês, começando neste domingo (1º de fevereiro).

“Nenhuma cidade do Brasil conseguiu uma renovação de frota como Jundiaí. Trouxemos mais conforto e segurança aos usuários e motoristas. Além disso, pretendemos estender a tarifa social, futuramente, para todos os domingos, para quer as famílias visitem os equipamentos públicos da cidade e tenham maior lazer”, garante o prefeito.

Do total de 301 ônibus da frota jundiaiense serão 68 substituídos pelos novos e todos com acessibilidade. “A nossa frota já tem 63% dos carros acessíveis. Com esses 68 novos, teremos cerca de 85% de acessibilidade”, afirma Folgozi.

Ainda de acordo com o secretário, os ônibus são modernos, com câmbios automáticos, o que garante maior conforto e segurança aos usuários, além de ter o letreiro frontal e lateral.
A nova frota atenderá as seguintes linhas: 511 e 525 – Jardim Bonfiglioli; 704 – Jardim Tarumã; 907 e 917 – Vila Arens; 561 – Terra da Uva; 574 – Vila Marlene; 503 – Cidade Jardim; 508 – Jardim Esplanada e 572 – Hortolândia (terminal).

Sobre a tarifa social, Folgozi comenta que a expectativa é que o número de passageiros aos domingos aumente. “São 35 mil passageiros por domingo. Com a tarifa, esperamos que esse número aumente e, conforme a necessidade, nós intensificaremos o número de ônibus em algumas linhas.”

A linha 578 (Hortolândia) será a primeira a receber reforço aos domingos por levar grande número de passageiros ao Parque da Cidade. O intervalo de de 30 minutos passará a 15 entre um veículo e outro.

Bilhete Único

Com dinheiro ou com qualquer cartão, todos os passageiros pagarão apenas R$1 aos domingos, com exceção dos idosos e deficientes que já são isentos.

O benefício do Bilhete Único também vale com a tarifa. Além de ser mais prático e ágil, traz maior segurança aos usuários. Já são 13.350 pessoas cadastradas no Bilhete Único. De dezembro de 2014 a janeiro de 2015, mais 1.320 pessoas se cadastraram, tendo um aumento de 11%.
“Levamos em conta que janeiro as pessoas estão em férias e o ritmo é mais devagar. Mas a expectativa é que o cadastro no Bilhete Único aumente ainda mais”, completa Folgozi.

Os 20 novos ônibus estarão expostos para que a população conheça nesta quinta-feira (29) e no sábado (31), na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro.

Com assessoria de prefeitura