Arrecadação de micro e pequenas empresas sobe 7,23% em 2014

As micro e pequenas empresas brasileiras tiveram um crescimento real acumulado de 7,23% na arrecadação junto à Receita Federal, estados e municípios entre 2013 e 2014, contra um recuo de 1,9% na receita tributária geral neste período.

micro e pequenas empresas

De acordo com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), o emprego no setor também cresceu. foram abertas 3,5 milhões de novas vagas durante os quatro anos do primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff, contra um déficit de 325 mil vagas das medias e grandes empresas.

Segundo a secretaria, com a universalização do novo Simples, aprovada no ano passado, mais de 502 mil empresas solicitaram adesão ao programa em 2015, um aumento de 125% em relação a 2014, quando foram registradas 223 mil adesões. O prazo de adesão ao programa, que unifica o pagamento de oito tributos cobrados pela União, estados e municípios, terminou na última sexta-feira (30). O novo sistema permitiu a inclusão de mais de 140 atividades nesse modelo de tributação em 2015.

Outra novidade anunciada pela secretaria é que a partir do próximo dia 26 de fevereiro, será possível fechar uma empresa “na hora”, ou seja, sem qualquer demora.

Sobre a proposta de simplificação das tabelas do Simples Nacional em 2016, a secretaria afirma que intenção é reduzir o número de faixas de tributação e elevar o teto, para que mais empresas participem do programa.

Fonte: Blog do Planalto