Encontro de músicos latinos radicados no Brasil abre inscrições

A partir deste domingo (1º) estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Músicos Latino-Americanos (Enangra), que ocorrerá no município de Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, de 5 a 9 de agosto, com apoio da Fundação Cultural local. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro, na página do Grupo Amistad, promotor do encontro, na internet (www.grupoamistadangra.com).

Encontro de músicos latinos radicados no Brasil abre inscrições - Reprodução

O coordenador-geral do encontro e diretor do Grupo Amistad, Leandro Vieira, informou que serão disponibilizadas 25 vagas para músicos profissionais ou amadores interessados na cultura tradicional dos países da América Latina. Do total de vagas, dez serão destinadas a músicos que moram em outras cidades e 15 para músicos de Angra dos Reis.

Virão também músicos convidados para interagir com os participantes que forem selecionados pela Comissão Geral do Encontro. Entre eles, Vieira citou a cantora argentina Mariana Avena; a cantora regional brasileira Kátya Teixeira; e o cantor e queñista (flautista) espanhol Emílio de Angeles, fundador do grupo Tarancón. Todos os músicos convidados estão radicados no Brasil. O coordenador musical do Enangra será o baterista, percussionista e arranjador uruguaio Jonathan Andreoli.

Leandro Vieira salientou que essa é uma característica do encontro – ter todos os músicos radicados no país. “Você tem muitos músicos da América Latina morando no Brasil e fazendo sua arte de forma independente. Esse encontro, na verdade, é uma oportunidade de a gente fazer um intercâmbio, trazer todas essas pessoas que estão fazendo o seu trabalho para um local onde podem trocar experiências”.

Ele comentou que o município de Angra dos Reis tem tradição em música latino-americana desde a década de 1980. Portanto, “trazer esse pessoal para cá significa trazer a experiência deles para os músicos de Angra”, disse.

O 2º Encontro de Músicos Latino-Americanos de Angra dos Reis ocorrerá em centros culturais tradicionais da cidade, além de ocupar praças públicas e entidades filantrópicas do município. Durante o evento, haverá também oficinas de técnica instrumental e apresentações musicais gratuitas em espaços públicos da cidade, com o objetivo de “envolver a população no evento e divulgar o trabalho realizado durante o encontro”, destacou Leandro Vieira.

Fonte: Agência Brasil