Sindicato anuncia curso superior de Engenharia de Inovação 

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) inaugura, em fevereiro, em São Paulo, o primeiro curso brasileiro de graduação em Engenharia de Inovação. O projeto foi apresentado esta semana ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), Murilo Celso de Campos Pinheiro. 

Sindicato anuncia curso superior de Engenharia de Inovação - MCTI

 "É uma faculdade sem fins lucrativos e a primeira montada por uma entidade sindical no País. É a nossa contribuição para a sociedade brasileira, e o ministro ficou muito entusiasmado com isso", afirmou Pinheiro, que aproveitou a ocasião para convidar Aldo para a aula inaugural do curso.

O ano letivo começa no dia 23 de fevereiro, e a primeira turma contará com 60 alunos. A expectativa, disse o presidente do Seesp, é a de que o curso seja uma referência para outras faculdades brasileiras, ao inserir uma nova categoria no mercado, voltada à indústria.

"O mercado é extenso e tudo o que se faz em engenharia tem que ser com inovação. Então queremos apresentar ao mercado profissionais que possam trabalhar com inovação", ressaltou Pinheiro, acrescentando que o curso segue o modelo de universidades internacionais, como os oferecidos na Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard University, dos Estados Unidos.

Sobre o curso

De acordo com Pinheiro, os professores estão sendo treinados há dois anos para ensinar engenharia com a preocupação de estimular a inovação e empreendedorismo. Ele explica que primeiro os alunos aprenderão conceitos e experimentações para depois escolherem o ramo da engenharia que queiram se aprofundar. O curso tem duração de cinco anos em período integral e a grade curricular soma 4.620 horas.

O processo de seleção para a primeira turma começou em outubro do ano passado. Os inscritos fizeram um exercício de aptidão lógica online e uma prova presencial de expressão. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também contou para a seleção dos estudantes.

O Isitec foi criado em 2011 e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013. A instituição tem como entidade mantenedora o Seesp e conta com o apoio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações do MCTI